Contribuição da UFCG à inovação industrial no Brasil é elogiada pela Embrapii

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu congratulações da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) pelos expressivos resultados alcançados pela Unidade Embrapii do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) em projetos na área de Software e Automação.

A comunicação foi feita diretamente ao reitor Vicemário Simões pelo diretor-presidente da empresa, Jorge Almeida Guimarães, que evidenciou a importância dos projetos desenvolvidos pela UFCG para “o crescimento substancial dos resultados e projetos voltados ao fortalecimento da inovação industrial no Brasil”.

Os projetos de Pesquisa e Desenvolvimento realizados pela Unidade Embrapii CEEI-UFCG dão origem a produtos e processos que são aplicados em diversas áreas da indústria, incluindo saúde, eletroeletrônicos, segurança, telecomunicações, cidades inteligentes, educação, energia, judiciário, entre outros. Estes projetos são realizados em parceria com empresas de todas as regiões nacionais e grandes multinacionais.

Os dados encaminhados ao reitor, de novembro passado, apresentam que a Unidade Embrapii CEEI/UFCG já desenvolveu 157 projetos, com 73 empresas parceiras, resultando em R$ 121, 8 milhões em projetos de Pesquisa e Desenvolvimento – e que já geraram 118 ativos de propriedade intelectual.

Para Hyggo Almeida, professor da Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação (UASC/CEEI) e diretor do Núcleo Embrapii da UFCG, os resultados refletem o empenho da diretoria e pesquisadores das duas unidades acadêmicas do CEEI (Sistemas e Computação; e Engenharia Elétrica), da Procuradoria Federal (PF/UFCG), do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnológica (NITT/UFCG) e da Reitoria.

“Este esforço coordenado, entre os vários setores institucionais, torna possível alcançar o sucesso nos projetos e permite levar à sociedade, na forma de novas tecnologias, a reconhecida competência técnica dos pesquisadores da UFCG”, enfatizou.

O reitor Vicemário Simões, ao felicitar o CEEI e seus pesquisadores, disse que as congratulações reafirmam sua certeza de que a UFCG tem exercido a característica vanguardista. “Além da relevância na graduação e na pós-graduação, oferecendo à sociedade – melhor dizendo ao mundo – , produtos do nosso pensar e do nosso fazer, a nossa capacidade criativa e produtiva nas pesquisas tecnológicas.

(Ascom UFCG)