Contra Covid-19, equipes da UFCG instalam bioesterilizadores e ozonizadores em hospital

A Universidade Federal de Campina Grande esteve mais uma vez em ação, nesta manhã (17/9), combatendo a pandemia de Covid-19. Equipes do Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES/CCT), comandado pelo professor Kepler França, estiveram no Hospital Pedro I, no bairro de São José, instalando bioesterilizadores e ozonizadores na unidade.

“Estamos trabalhando como podemos para dar nossa contribuição nessa luta, e que bom que pudemos realizar essas instalações neste momento. É a primeira, mas haverá outras, em outras instituições da cidade. É um ato de solidariedade e que com certeza vai ser positivo para todos”, comemorou o coordenador do laboratório, à frente especialmente do projeto relacionado à bioesterilização, um equipamento que utiliza vapores para agir.

Os ozonizadores, por sua vez, partem do princípio da quebra do oxigênio presente no ar para formar outro composto, o ozônio. “Ele tem efeito bactericida semelhante ao cloro, mas com potencial muito maior, agindo de forma bastante eficaz nesse combate à pandemia”, explicou o professor Antônio Carlos Sales Vasconcelos, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), mas que atua há dois anos em colaboração técnica no LABDES.