Conheça as regras de padronização ABTN para trabalhos acadêmicos

A formatação padronizada facilita a vida dos professores.

As normas são numeroras e requerem um pouco de atenção e memorização.

Conheça passo a passo as regras que você terá de aprender.

Muitos estudantes se perguntam “Por que os trabalhos acadêmicos têm de ser feitos nas normas da ABTN?”. Pode parecer complicado ou algo desnecessário, mas a realidade é que essas regras têm sua utilidade, pois padronizam os trabalhos, facilitando a sua leitura e compreensão.

Servirá na elaboração do seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), portanto, aprenda desde o primeiro ano a dominar essas regras, caso contrário enfrentará problemas na hora da avaliação. E preste atenção, pois mesmo que numerosas, não são difíceis de aprender.

O que é ABTN?

A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi criada em 1940 com a finalidade de fornecer a base normativa ao desenvolvimento tecnológico do Brasil.

A padronização estabelece um único modelo para a formatação dos trabalhos acadêmicos, o que facilita a compressão de TCCs e monografias, por exemplo.

A ABTN também rege as normas para a informação na fabricação de produtos, transferência de tecnologia, para as normas na saúde, segurança e preservação do meio ambiente. Além de conhecer as regras gerais, o estudante também precisa se informar sobre as exigências da sua universidade.

Conheça as regras:

Capa

Deve constar o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano. É um item obrigatório no trabalho de conclusão de curso e faz parte da apresentação gráfica.

Folha de rosto

Apresenta nome do autor, título, cidade e ano e uma breve nota descritiva com o objetivo do trabalho e o nome do orientador.

Folha de aprovação

As informações importantes são: nome do autor da pesquisa, título e subtítulo, tipo de trabalho, nome da instituição e data de aprovação. Deve incluir nome, titulação e espaço para assinatura de cada membro da banca.

Dedicatória/Agradecimentos

O espaço de Dedicatória ou Agradecimentos não é obrigatório, seja simples e breve na elaboração do texto.

Resumo

Deve ter entre 150 e 500 palavras. No TCC, ele sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho. Depois de fazer o resumo na língua vernácula, você terá que traduzir o mesmo conteúdo para língua estrangeira.

Listas

Organizam as figuras, tabelas, símbolos, abreviaturas e siglas. A identificação de cada elemento deve ser apresentada com o nome específico, travessão, título e número da página onde se encontra.

Sumário

Serve para apresentar as enumerações das páginas e as respectivas seções do trabalho. O alinhamento é à esquerda, sem recuo. O espaço das entrelinhas deve ser de 1,5. O tamanho da fonte é 12.

Explica os temas do trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.

Desenvolvimento

É a principal parte do trabalho, que deve conter a exposição do assunto tratado de forma detalhada e completa. Deve conter uma ordem lógica para que o leitor não se perca. Essa seção do trabalho também é dedicada às entrevistas e análises aprofundadas de questionários.

Conclusão

É a finalização do trabalho. O autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados. Recomenda-se expor as próprias ideias, resumir o conteúdo e expor as principais inferências.

Referências bibliográficas

Livro

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor, título em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Site

O que deve conter na referência: sobrenome do autor, nome do autor, título do texto, ano, link e data de acesso.

Capítulo de livro

O que deve conter na referência: sobrenome do autor em caixa alta, nome do autor do capítulo. Título do capítulo. In: sobrenome do organizador do livro em caixa alta, nome do organizador do livro. Título da obra em negrito. Local: Editora, ano, página inicial – página final.

Artigo científico

O que deve conter na referência: sobrenome do autor do artigo em caixa alta, nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, volume, número, página inicial-final, mês abreviado, ano.

Anexos

É um conjunto de materiais produzidos por fontes terceiras, como orçamento, reportagens e mapas. Deve ser identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e títulos. Quando as 23 letras do alfabeto se esgotarem, recomenda-se o uso de letras dobradas para a identificação dos materiais.

Glossário e Índice

O glossário é a parte do trabalho responsável por organizar as palavras que nem todo leitor é capaz de entender e devem ser postos em ordem alfabética. Já o índice aparece no final do trabalho como uma forma de facilitar a verificação das informações.

Numeração de páginas

Começa na folha de rosto e aparece a partir da introdução, sempre no canto superior direito, a dois cm da borda.

Margens

A margem superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. A inferior e a direita devem apresentar margem de 2cm.

Títulos e Textos

Todos os títulos do trabalho devem ser escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman). O espaçamento entre as linhas é de 1,5.

Notas de Rodapé

Dão esclarecimentos e complementam alguns trechos do trabalho. Ao formatar uma nota, as letras devem ter tamanho menor do que 12 e espaçamento simples entre as linhas.

Citação Direta

A citação direta traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação. Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. Se a citação tem menos de três linhas, então ela é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas. Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de quatro cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.

Citação indireta

A citação indireta é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.

(Universia)