Comunidade universitária tem acesso remoto ao Portal de Periódicos da Capes

Os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) podem acessar remotamente o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Anteriormente, até o meio do ano passado, o acesso era diretamente no campus, com o reconhecimento de IP (intranet).

Os alunos de pós-graduação matriculados podem acessar o portal pelo Sistema de Controle Acadêmico – Pós-Graduação (SCAPOS) que compõe o Portal de Sistemas Integrados (PSI) da UFCG. Para utilizar essa extensão pelo controle acadêmico, o estudante deve estar cadastrado no sistema.

O acesso ao Portal de Periódicos fora do campus (em casa, em viagens ou durante uma pesquisa de campo) se tornou essencial neste momento em que o distanciamento social se faz necessário e a comunidade universitária trabalha, predominantemente, em home office.

O acesso remoto é realizado pela plataforma que integra as instituições de ensino e pesquisa – Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) – gerida pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Procedimento

Acesse o site http://periodicos.capes.gov.br;

Clique na aba ACESSO CAFe, localizado no canto superior direito;

Na tela que será mostrada, selecione a instituição UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE e clique em enviar;

Na página com a logomarca da UFCG, forneça Login e Senha – mesmas informações necessárias para acesso ao PSI ou SCAPOS;

Em seguida, no portal de Periódicos, o acesso é liberado ao acervo completo.

(PRPG/UFCG)