1º lugar na PB, aluno do CCT disputará final do Desafio Sebrae 2017

divulgacao-sebrae-pb-julio-cezar-perezFoto: Divulgação/Sebrae

Aluno do curso de Engenharia Química, Hiuquem Monteiro é um dos finalistas da edição 2017 do Desafio Universitário Empreendedor, ou simplesmente Desafio Sebrae, competição nacional desenvolvida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e que estimula alunos universitários a desenvolver atitudes empreendedoras, como lançar uma inovação ou um serviço de ponta em algum mercado. Hiuquem alcançou a maior nota na etapa estadual da competição, realizada em Campina Grande durante o mês de março, e embarca rumo a Brasília na próxima quinta-feira (6) para a decisão do prêmio nacional, que acontece entre os dias 7 e 12 de abril. Junto com ele, mais três paraibanos estão na etapa final: Samuel de Oliveira (IFPB – Cajazeiras), Fábio Galdino (UFPB –João Pessoa) e Rafael Eleotério (FPB – João Pessoa).

O Desafio é composto de três fases. A primeira é a única realizada online. Na Paraíba, 360 estudantes se inscreveram, e apenas 36 foram pré-selecionados para a etapa regional, a semifinal, disputada presencialmente. Até aí, trata-se de disputas individuais. Mas isso muda na decisão. Em Brasília, última fase do Desafio, os quatro estudantes mais bem colocados de cada estado formam uma equipe para disputar o troféu durante os cinco dias de evento, nos quais os competidores irão desenvolver o modelo de negócio de suas ideias.

“Nós ainda estamos fechando e detalhando a ideia que iremos trabalhar, mas posso adiantar que está relacionada a reaproveitamento de água”, afirmou Hiuquem, explicando que também haverá um momento de capacitações, e, em seguida, serão dadas tarefas a serem cumpridas pelos estudantes.

Além do reconhecimento e incremento nos currículos dos universitários, o Desafio Sebrae garante também premiação em dinheiro às três melhores equipes.

“Estamos muito empolgados e determinados em conseguir um bom resultado”, avisou o estudante. “O desafio tem como objetivo desenvolver as competências ou habilidades empreendedoras, independentemente da área de estudo. E eu busco desenvolver essas competências, elas vão me ajudar a ser um profissional melhor”, finalizou o futuro engenheiro, ressaltando a importância do evento em sua vida profissional.

O gerente do Sebrae em Campina Grande, João Alberto Miranda, comemorou os bons resultados e aproveitou para estimular os jovens: “Esperamos que vocês também se engajem em outros projetos, como o de Cidades Inteligentes, que está iniciando. Uma grande plataforma digital será instalada na cidade para atender a esse mercado que só cresce”, disse à Agência Sebrae de Notícias.

Ao todo, segundo o site oficial do Desafio, foram 90 mil universitários inscritos e competindo pelo prêmio no Brasil.