CNPq lança Chamadas do Programa Editorial e de Olimpíadas Cientificas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança as chamadas de seleção de projetos do Programa Editorial e para realização de Olimpíadas Cientificas. Para ambas, a data limite de submissão é até o dia 23 de setembro de 2019.

Chamada CNPq Nº 19/2019 – Programa Editorial tem como objetivo apoiar propostas que incentivam a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros. O periódico deve ser mantido e editado por instituição, associação ou sociedade científica brasileira sem fins lucrativos; apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos por ano; ser disponibilizado obrigatoriamente sob o formato eletrônico; ter sido disponibilizado de forma regular nos dois últimos anos; e estar, obrigatoriamente, indexado em pelos menos duas bases de dados dentre as citadas na chamada: SciELO, SCOPUS, Web of Science (Todas as bases), PubMED e RedALyC. Para este ano, está previsto um total de R$ 1 milhão do orçamento do CNPq. Para saber mais sobre a Chamada, acesse aqui.

Chamada CNPq/MCTIC Nº 13/2019 – Olimpíadas Científicas conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e tem como objetivo realizar olimpíadas científicas como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e média, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente. Estão previstos, ao todo, R$ 2 milhões para os projetos aprovados.

As propostas deverão ser inseridas em uma das categorias abaixo:
A – Olimpíada Nacional: para apoio a eventos caracterizados como Olimpíada Científica de nível nacional.
B – Olimpíada Internacional: para apoio a eventos de Olimpíada Científica Internacional a ser realizada no Brasil. O evento deve estar claramente caracterizado como Olimpíada Científica; encontrar-se em sua fase final; envolver um número significativo de países e ser proposto por grupo 2 organizador de Olimpíada Científica Nacional já apoiada pelo CNPq e com tradição na área.

Para mais informações sobre a Chamada, acesse aqui.

Mais oportunidades de divulgação científica

Outras duas ações voltadas para a divulgação científica foram lançadas em julho e estão abertas, com encerramento do prazo de submissão nas próximas semanas: a chamada de apoio a propostas de ações voltadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Chamada CNPq/MCTIC Nº/2019 -, com prazo até o dia 22 de agosto; e a seleção de projetos de feiras e mostras científicas – Chamada CNPq/MCTIC Nº 11/2019 -, com submissão aberta até o dia 30 de agosto.

(CNPq)