CNPq e MCTIC lançam chamada do SisNANO 2.0

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação (SEMPI), lançam a Chamada CNPq/MCTIC Nº 18/2019 – Programa Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias – SisNANO 2.0.

O Programa SisNANO tem como característica principal a disponibilização de infraestrutura laboratorial multiusuária e de acesso aberto a usuários públicos e privados para pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em nanotecnologias, mediante submissão de projetos ou requisição de serviços.

Poderão participar da seleção todos os estabelecimentos públicos ou privados, com ou sem fins lucrativos, dentro do território nacional, que possuam infraestrutura, equipamentos e recursos humanos qualificados para atuação na área de nanotecnologia.

As propostas poderão ser submetidas até o dia 11/10/2019, e deverão estar enquadradas em uma das categorias descritas a seguir:

Linha 1: Laboratórios Estratégicos

Laboratórios vinculados diretamente ao Governo Federal e que devem disponibilizar no mínimo 50% do tempo de uso, em horas, da sua estrutura laboratorial, de seus equipamentos e de sua expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados.

Linha 2: Laboratórios Associados

Laboratórios vinculados a Universidades ou Institutos de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação públicos ou privados, sem fins lucrativos, e que devem disponibilizar no mínimo 20% do tempo de uso, em horas, da sua estrutura laboratorial, de seus equipamentos e de sua expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados.

Linha 3: Parceiros Estratégicos

Laboratórios ou Institutos privados, com ou sem fins lucrativos, que devem disponibilizar no mínimo 10% do tempo de uso, em horas, da sua estrutura laboratorial, de seus equipamentos e de sua expertise a usuários externos, tanto públicos quanto privados.

Veja mais detalhes na íntegra da Chamada.

(CNPq)