Classificados para vagas de cotas na UFCG devem passar por validação de autodeclaração

Os candidatos às modalidades de cotas para Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), bem como Pessoas com Deficiência (PcD) classificados no Sistema de Seleção Unificada 2020.1 (SiSU) para vagas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), deverão ficar atentos a uma novidade prevista no edital: a Validação de Autodeclaração. O procedimento é obrigatório e deverá ser realizado já nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31, para os classificados na Chamada Regular do SiSU.

Veja aqui o edital.

Locais de horários

Os classificados em cursos de graduação nos campus Campina Grande, Cuité e Sumé devem se apresentar no Bloco BG, no campus sede da UFCG, para avaliação pelas respectivas comissões.  Já os classificados nesta condição para vagas nos campi Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras devem se apresentar no campus Cajazeiras para o procedimento. A validação acontecerá no horário das 8h às 11h e de 14h às 16h.

Aqueles que se autodeclararem Pretos ou Pardos serão avaliados com base exclusivamente no fenótipo (conjunto de características físicas do indivíduo, predominantemente a cor da pele, a textura do cabelo e os aspectos faciais, que, combinados ou não, permitirão validar ou invalidar a autodeclaração). Já os autodeclarados Indígenas, deverão apresentar o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), oficialmente emitido pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI).

Os candidatos às vagas de Pessoas com Deficiência (PcD) passarão por análise documental, de acordo com o cronograma de validação previsto em edital. Aqueles com deficiência que se autodeclararam pretos ou pardos deverão se apresentar também à Comissão de Validação da Autodeclaração.

Caso o procedimento de validação não seja homologado, o candidato poderá interpor recurso. O recurso deverá ser interposto no prazo subsequente à publicação e ciência da não-homologação, podendo o candidato apresentar documentos e quaisquer elementos comprobatórios de sua condição.

Chamadas e vestibulares especiais

Os candidatos não classificados na chamada regular e que desejam participar da lista de espera devem manifestar interesse no site do SiSU até o dia 4 de fevereiro. As convocações em lista de espera pela UFCG começam no dia 7 de fevereiro. Estão previstas até quatro chamadas, conforme existência de vagas. Para a Primeira Chamada, a Validação de Autodeclaração acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro. As demais chamadas seguirão o cronograma previsto em edital.  

A Validação da Autodeclaração também deverá ser realizada por candidatos classificados em vagas para os vestibulares especiais da UFCG, como a licenciatura em Educação do Campo, campus Sumé, e a graduação em Letras Libras, campus sede. O procedimento acontecerá no dia 21 de fevereiro, com prazo para recurso no dia 27.

(Ascom UFCG)