CICLO DE PALESTRAS DA UAMAT ACONTECE NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) da Universidade Federal de Campina Grande realiza na próxima sexta-feira (02/09), às 10 horas (horário de Brasília), a palestra com o tema “Sobre o jogo das luzes desbalanceadas de Gale-Berlekamp”. A palestra integra o Ciclo de Palestras semanal da UAMat e será apresentada pelo professor Anselmo Baganha Raposo Júnio da Universidade Federal do Maranhão.

O jogo das luzes desbalanceadas (unbalancing lights) ou jogo dos interruptores de Gale–Berlekamp (Gale–Berlekamp switching game) é um jogo de natureza combinatória proposto entre os anos de 1966 e 1971 de modo independente pelos matemáticos americanos David Gale e Elwyn Berlekamp. Nesta palestra, descrevemos sua dinâmica e como se relaciona com as formas bilineares de coeficientes +-1 quando descrito por um modelo matemático por meio da teoria de pontos extremos em espaços vetoriais reais de dimensão finita. A palestra visa apresentar a sua relação com a desigualdade de Bennett além de alguns desdobramentos recentes nesta relação.

Para participar do evento acesse o link aqui.