CERTBIO PROMOVE PALESTRA COM ESPECIALISTA INTERNACIONAL EM BIOLOGIA COMPUTACIONAL

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) receberá o Prof. Dr. Eduardo da Veiga Beltrame, Professor Assistente de Biologia Computacional na Mohamed bin Zayed University of Artificial Intelligence (MBZUAI), em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. O professor palestrará sobre oportunidades de pesquisa em Inteligência Artificial e Biologia Computacional em Abu Dhabi.

O evento acontecerá na próxima terça-feira (10/06) no auditório do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CERTBIO), a partir das 9h30. Na palestra, serão apresentadas a universidade, a cidade de Abu Dhabi, e a história dos Emirados Árabes Unidos, além de oportunidades de pesquisa no grupo do Prof. Eduardo da Veiga Beltrame, que desenvolve métodos de machine learning para análise de dados de single cell omics — tecnologias que revolucionaram a biologia ao permitir a análise molecular de células individuais. A área tem enfrentado desafios de escalabilidade e integração, e o grupo explora soluções com modelos generativos biofísicos usando o framework scvi-tools.

Nos últimos dez anos, as tecnologias de single cell omics protagonizaram uma das mais rápidas expansões na biociência, tanto em volume de dados gerados quanto em avanço tecnológico e adesão global. Em 2015, menos de 100 estudos científicos somavam cerca de 150 mil células analisadas. Hoje, já são mais de 2 mil publicações com dados públicos que ultrapassam os 200 milhões de células. Esse salto exponencial impulsionou também o desenvolvimento de quase 2 mil ferramentas computacionais voltadas à análise desses dados. No entanto, o crescimento acelerado trouxe novos desafios, como a necessidade de maior escalabilidade, reprodutibilidade e integração eficiente entre diferentes conjuntos de dados.