CCT celebra o Dia do Estatístico

O Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UFCG celebra nesta segunda-feira (29) o Dia do Estatístico e felicita todos os profissionais da área, alunos e professores. Estatística é um dos 12 cursos oferecidos no Centro, e nos orgulhamos de fazer parte de um pedacinho dessa longa história da profissão.

“Estatística é a ciência de torturar os números até que eles confessem.” Assim define de forma descontraída o professor José Juliano de Carvalho Filho, economista e investigador da USP. Mas na verdade, a palavra “Estatística” vem do alemão “Statistik”, criada pelo cientista Schmeitzel, a partir do latim statisticum, que significa analisar, verificar. Atualmente, a estatística é um conjunto de técnicas e métodos de pesquisa que nos permite planejar, processar e analisar informações. Compete ao estatístico utilizar técnicas para fazer levantamentos e análises de informações, planejar e realizar experimentos e pesquisas em vários setores, além de formular e promover a solução dos problemas mais complicados relativos à otimização de processos.

A comemoração no dia 29 de maio remonta ao ano de 1936, quando o Instituto Nacional de Estatística (INE) deu início a suas atividades, fato que determinou a celebração da profissão. No ano seguinte, o Conselho Brasileiro de Geografia incorporou-se ao INE, formando o que se conhece hoje como Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, ou simplesmente IBGE.

O uso da estatística existe há mais de cinco mil anos. Em 3000 a.C., já eram feitos censos na Babilônia, na China e no Egito. O imperador César Augusto, por exemplo, ordenou que se fizesse o censo de todo o Império Romano porque as informações eram utilizadas para a aplicação de impostos e alistamento militar. Essa aplicação da estatística perdurou até a Idade Média, visto que a população influenciava diretamente no poderio militar de uma nação.

Nos dias atuais, o estatístico é visto como cientista de dados. O Cientista de Dados ou Data Scientists é considerado a nova geração de especialistas em análise de dados, com habilidades técnicas para resolver problemas complexos e curiosidade para explorar quais problemas necessitam solução. Para muitos, trata-se nada mais nada menos da provável profissão do futuro. E, de fato, de probabilidade eles entendem.