CCT celebra nesta segunda-feira o Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico

Você sabia?

No dia 8 de julho é comemorado o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador Científico. Ambas as datas homenageiam a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que aconteceu em 8 de julho de 1948. Desde então a entidade é um dos pilares que sustentam a atividade científica em nosso país.

A primeira data foi sancionada em 2001, pela Lei nº 10.221; e a segunda, em 2008, através da Lei nº 11.807.

O Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande celebra este dia e parabeniza a todos que dedicam suas atenções ao desenvolvimento e aprimoramento da ciência em nosso país.

O CanalTech publicou uma matéria especial sobre o tema, transcrita abaixo (para acessar publicação na íntegra, clique AQUI).

Definição de ciência

A palavra “ciência” tem raiz no latim “scientia”, que significa “conhecimento”. Por isso é correto dizer que você “tomou ciência” quando tomou conhecimento de alguma coisa que aconteceu, de um fato.

No sentido mais específico da palavra, a ciência é aquele tipo de conhecimento que busca compreender verdades ou leis naturais para explicar o funcionamento das coisas e do universo em geral. É por isso que cientistas fazem observações, verificações, medições, análises e classificações, procurando entender os fatos e traduzi-los para uma linguagem estatística. E é aí que entra o método científico.

“Existem muitas hipóteses em ciência que estão erradas. Isso é perfeitamente aceitável, eles são a abertura para achar as que estão certas” — Carl Sagan

O que é o método científico

O método científico é, basicamente, um conjunto de regras para se realizar uma experiência, com o objetivo de produzir um novo conhecimento, além de corrigir conhecimentos pré-existentes. Essas regras são necessárias justamente para coibir a subjetividade, direcionando a pesquisa para a produção de conhecimentos válidos — em suma, científicos.

Existem variados tipos de métodos científicos, na verdade, seguindo diferentes linhas de procedimento. Então, o pesquisador pode tomar diferentes caminhos para realizar um trabalho verdadeiramente preciso, como os abaixo:

  • Experimental: este tipo engloba os métodos hipotético-dedutivo, de observação e medição
  • Dialético: este tipo considera o constante movimento dos fenômenos históricos e sociais
  • Empírico-analítico: este aqui se baseia na lógica empírica, diferenciando elementos de um fenômeno e revendo cada um deles individualmente
  • Histórico: tipo que relaciona o objeto ou fenômeno estudado às etapas pelas quais eles passam, em uma ordem cronológica