CCT celebra Dia do Pesquisador

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG celebra neste sábado, 8 de julho, o Dia Nacional do Pesquisador. A data, instituída pela Lei nº 11.807/2008, faz menção ao dia de criação, em 1948, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil que atua na defesa da pesquisa científica no país e cuja criação representou um marco para a difusão da pesquisa científica nacional.

De acordo com o dicionário eletrônico Houaiss, o pesquisador é aquele que faz pesquisas. Uma pesquisa é um conjunto de atividades que têm por finalidade a descoberta de novos conhecimentos, no domínio científico, literário, artístico, etc.; é a investigação ou indagação minuciosa, entre outras definições. Dentre as funções do pesquisador está a de buscar reunir informações sobre um determinado problema ou assunto e analisá-las, utilizando o método científico com a intenção de aumentar o conhecimento de determinado assunto ou até mesmo descobrir algo novo.

O CCT possui inúmeros pesquisadores espalhados por suas unidades acadêmicas. Eles contribuem diariamente para novas descobertas e melhorias no dia a dia da sociedade de uma forma geral. A todos eles, sejam doutores, mestres, docentes ou estudantes, desejamos parabéns e um feliz dia!

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência

Fundada em 8 de  julho de 1948, a SBPC é formada por cientistas, técnicos, profissionais, estudantes e pessoas dos mais diversos interesses, que acreditam na importância da ciência. Para se tornar sócio da SBPC não é preciso ser portador de qualquer qualificação técnica. Deve-se, apenas, estar disposto a contribuir para as pesquisas no país.