CCT celebra Dia da Engenharia

É com prazer que o Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, nesta segunda-feira, dia 10 de abril de 2017, celebra e deseja um feliz Dia da Engenharia para todos os que desempenham essa atividade essencial para o desenvolvimento social e para a obtenção de uma cada vez maior qualidade de vida. O CCT tem orgulho de fazer parte dessa história. Isso porque o Centro oferece cursos de graduação e pós-graduação em cinco das nove áreas da Engenharia abrangidas na UFCG: Mecânica, Química, de Produção, de Materiais e de Petróleo. A Universidade, de forma geral, contempla ainda, em distintos centros, Engenharia Elétrica (CEEI) e as Engenharias Agrícola, Civil e de Minas (CTRN).

Por definição, Engenharia é a capacidade de se aplicar os conhecimentos científicos de forma prática, a fim de produzir novas utilidades. Para obter tais resultados, o engenheiro estuda o problema, planeja uma solução, verifica a viabilidade econômica e técnica e, por fim, coordena o desenvolvimento ou a produção.

A Engenharia tem uma forte relação com as Ciências Exatas. No entanto, nem toda Engenharia está relacionada apenas com matemática e objetos concretos. Hoje em dia, existem, por exemplo, a Engenharia Genética, que está relacionada à Biologia, além de outras, como a Engenharia Biomédica, Naval, de Pesca ou de Telecomunicações.

A Direção do Centro de Ciências e Tecnologia parabeniza e deseja sucesso a todos os engenheiros, nas mais diversas áreas de atuação, e em especial àqueles que foram ou estão sendo formados na Universidade Federal de Campina Grande.

Curiosidade – Origem do Dia da Engenharia

O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança (ou Guerra do Paraguai). Uma explosão tomou sua vida, assim como a de outros combatentes, junto ao rio Paraná.