Capes seleciona pesquisadores para expedições na costa da Antártida

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe inscrições para duas expedições marítimas do International Ocean Discovery Program (IODP) que vão pesquisar as proximidades do continente antártico. Interessados devem realizar inscrição até 15 de outubro na página da Capes.

Na expedição IODP 379 – Amundsen Sea West Antarctic Ice Sheet History, que acontece de 18 de janeiro a 20 de março de 2019, o objetivo é estudar o Manto de Gelo da Antártida Ocidental. Já a expedição IODP 382 – Iceberg Alley Paleoceanography & South Falkland Slope Drift vai percorrer um trecho entre as ilhas Malvinas (Falklands) e a Antártida nos dias 20 de março a 20 de maio de 2019.

Candidatos devem ser pesquisadores em nível de doutorado, pós-doutorado ou pesquisador pleno (mais de 8 anos de título de doutor), de diversas especialidades de Biologia e Geologia. O selecionado contará com auxílio deslocamento para aquisição das passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas peloInternational Ocean Discovery Program (IODP). Candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP.

 

Sobre o IODP

O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas que investiga a história e a estrutura da Terra a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar, além de monitorar ambientes de sub-superfície.

Parte significativa da comunidade científica atuante em ciências do mar de águas profundas de diversos países está envolvida no programa. Desde 2013, o Brasil, por meio de financiamento viabilizado pela Capes, é membro do consórcio JOIDES Resolution e colabora com o IODP. Para executar as atividades previstas no Programa, a Capes conta com o apoio de um Comitê Científico e um Comitê Executivo.

Expedições do IODP usam avançada tecnologia de perfuração oceânica, de modo a permitir disseminação de dados e amostras a partir de arquivos globais, particularmente para os países membros do programa.

O sistema de perfuração é apoiado por um parque analítico a bordo do Navio de Pesquisa JOIDES Resolution, composto por equipamentos de última geração voltados a pesquisa geofísica, geoquímica, microbiológica e paleoclimática. Além da infraestrutura a bordo, o IODP conta com apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos nos diferentes países que atualmente compõem o programa.

Conheça a página do Programa CAPES/IODP.

Visite a página oficial do IODP.

(CCS/Capes)