CAPES/IIASA: Inscrições terminam nesta sexta

Encerram-se às 17h da próxima sexta-feira, 13, as inscrições para participar dos editais Nº 4/2020 – referente ao Programa CAPES/IIASA – Instituto Internacional para a Análise de Sistemas Aplicados de Pós-Doutorado – e N 5/2020 e – do Programa CAPES/IIASA de Doutorado-Sanduíche. As oportunidades são voltadas para as áreas prioritárias de ciência e tecnologia, agricultura, meio-ambiente, energia e recursos naturais, e análise de sistemas.

Os programas pretendem formar líderes brasileiros que contribuam com a pesquisa no Brasil e no mundo, além de fortalecer as áreas de conhecimento em consolidação no país e aumentar as publicações internacionais conjuntas. As pesquisas acontecerão na sede do IIASA, na Áustria.

Pós-doutorado

Está prevista a concessão de até quatro bolsas na instituição anfitriã, com duração de três a 24 meses. Cada bolsista será apoiado financeiramente com até R$ 285 mil.

É necessário ter obtido o título de doutorado há menos de oito anos e comprovar a proficiência em língua inglesa, de acordo com as normas do edital. Os selecionados receberão a mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.

Doutorado

Para o doutorado-sanduíche poderão ser concedidas até três bolsas com duração de 3 a 12 meses. O apoio financeiro para cada bolsista será de até R$ 102 mil.

As notas de proficiência em língua inglesa, necessárias para a candidatura, devem ser observadas no edital. Os benefícios concedidos pela CAPES para o doutorado-sanduíche são: mensalidade de bolsa, auxílio-deslocamento, instalação e seguro-saúde. Não será concedido nenhum auxílio adicional a cônjuge ou dependente.

Prazos

As candidaturas serão analisadas pela CAPES até 10 de junho deste ano. A divulgação final do resultado será até 03 de julho, e o início das atividades deve ocorrer em setembro deste ano.

(Capes)