CAMPINA GRANDE OCUPA TERCEIRA POSIÇÃO NO RANKING DE INOVAÇÃO DA ENAP

Campina Grande conquistou a terceira posição no ranking de inovação entre as cidades brasileiras de acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O relatório do instituto trata do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) que apresenta a classificação geral dos municípios, além de sete rankings em áreas determinantes para o desenvolvimento do ambiente de negócios. A rainha Borborema figura como a terceira cidade mais inovadora do Brasil e a primeira do Nordeste no índice de inovação.

O ranking apresenta as cidades com melhores condições para o empreendedorismo, a partir de sete indicadores: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso ao capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

O sucesso de Campina Grande tem como base o fato da cidade contar com relevante quantidade de mestres e doutores formados nas áreas de ciência e tecnologia, além de ter um Polo Tecnológico que reúne empresas de base tecnológica, possui instituições como a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e escolas técnicas e centros de apoio à pesquisa como a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTcPB).

Patentes

Campina Grande apresenta ainda impressionante registro de 30 patentes por mil empresas, valor bem acima da cidade de Caxias do Sul, segundo maior registro de patentes (18 patentes por mil empresas), e seis vez mais que a média de patentes da amostra de cidades (5,85 patentes por mil empresas).

Conforme o relatório, “é inegável que boa parte da proeminência da cidade de Campina Grande se dá pelo engajamento da UFCG, que foi a instituição que mais registrou patentes no país, totalizando 96 registros, o que dá 1,82% da participação nacional.”

Confira a classificação dos dez primeiros municípios segundo o ranking da Enap:

1º Florianópolis (SC)
2º Limeira (SP)
3º Campina Grande (PB)
4º Campinas (SP)
5º São Paulo (SP)
6º Caxias do Sul (RS)
7º Joinville (SC)
8º Blumenau (SC)
9º São José dos Campos (SP)
10º Curitiba (PR).

Fonte: Paraíba21