Avaliação e internacionalização da pós-graduação serão apresentadas em encontro de pró-reitores do Nordeste

Connie MacManus e Sônia Báo diretoras das áreas de Relações Internacionais e Avaliação, respectivamente, participam nesta quarta e quinta-feiras, 3/4 e 4/4, da reunião do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FoproPós-Graduação) da Região Nordeste. O encontro será realizado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Recife.

Nos dois dias, serão apresentados o retrato da pós-graduação na região, o aprimoramento do sistema de avaliação e as propostas de novos cursos. Também haverá discussão sobre o andamento do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).

No Nordeste, são 51.940 alunos matriculados na pós-graduação, de acordo com os últimos dados, de 2017, sendo que 16.152 são bolsistas da CAPES. Na região, existem 1.262 cursos de mestrado e doutorado, em 78 instituições de ensino superior.

Seis instituições da região integram o PrInt: as universidades federais da Bahia (UFBA), do Ceará (UFC), da Paraíba (UFPB), de Pernambuco (UFPE), Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Rio Grande do Norte (UFRN). O programa, iniciado no ano passado, apoia o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização com o objetivo de melhorar a qualidade dos cursos e dar maior visibilidade às pesquisas realizadas no Brasil.

Criado há 33 anos, o Foprop é composto por representantes de 248 instituições de ensino e de pesquisa associadas. O Fórum tem, entre outras ações, a missão de propor às agências de fomento nacionais, regionais e estaduais a adoção de políticas de pesquisa, inovação e pós-graduação no País, além de colaborar com as associações de dirigentes universitários e outras entidades com foco no desenvolvimento do setor.

Serviço:
– Participação da CAPES no Foprop/Nordeste