Avaliação anual do MEC aponta evolução nos índices da UFCG

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 18, pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado da avaliação anual dos cursos e instituições de ensino superior no país. De acordo com o IGC 2017 (Índice Geral de Cursos), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) mantém o conceito 4, de um máximo de 5. O índice contínuo de 3.2679 apresentou evolução em relação ao resultado do ano passado (3,2556).

O IGC é formado pelo desempenho dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e pelo Conceito Preliminar de Curso (CPC) – que avalia da estrutura da universidade, titulação do corpo docente, entre outros indicadores.

No Enade, três cursos obtiveram o conceito máximo 5 – Arquitetura, Computação e Ciências Sociais, do campus Campina Grande -, e 14 alcançaram o conceito 4, o que equivale a 30% do conjunto avaliado.

No CPC, dos 46 cursos da UFCG avaliados este ano, 21 cursos atingiram nota 4 (representando 45,65%) e 24 obtiveram conceito 3 (52,17%). Apenas a Licenciatura em Física, de Cajazeiras, ficou sem conceito – por não ter tido concluinte, em dezembro do ano passado.

Para o procurador educacional institucional da UFCG, Antônio José da Silva, a avaliação se configura numa baliza regulamentar que merece o foco das coordenações de cursos, direções de centro, Pró-Reitoria de Ensino “e para a própria Procuradoria Educacional” nas discussões e o planejamento das diretrizes acadêmicas.

Ele destacou que, comparando o resultado com os conceitos obtidos por 40 dos cursos avaliados em 2014, 65% tiveram aumento em sua nota Enade (contígua) que repercutiram, consideravelmente, nos indicadores de qualidade CPC e IGC.

(Ascom UFCG)