Professor Antônio Fernandes Filho é investido no cargo de reitor da UFCG
O professor Antônio Fernandes Filho foi investido no cargo de reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em sessão extraordinária do Conselho Universitário, virtual, realizada na noite da última sexta-feira (12/3). Na ocasião, o professor Mário Eduardo Morreira Cavalcanti Mata tomou posse no cargo de vice-reitor.
O ex-reitor Vicemário Simões, em sua fala, lamentou o fato do resultado da consulta eleitoral não ter sido respeitado, ao mesmo tempo em que desejou sucesso à nova gestão. Expressou, também, a honra de ter dirigido a instituição nos últimos quatro anos e agradeceu aos que compuseram sua equipe administrativa “pelo empenho e comprometimento”.
Professor Camilo Farias, ex-vice-reitor, além de expressar seu entendimento de que a “autonomia universitária foi ferida”, registrou o êxito da história institucional (implantação, expansão e consolidação) e ressaltou que a UFCG não pode sofrer prejuízos nas rotinas acadêmica e administrativa.
O vice-reitor Mário Eduardo também comentou sobre o momento vivido, lamentando a falta de entendimento “do que seja democracia e alguns de seus preceitos”. Falou da obrigação de conduzir a universidade de forma plena, com engajamento e ações equânimes no atendimento das necessidades.
Em seu pronunciamento, o reitor Antônio Fernandes falou das dificuldades de desbravar caminhos, saindo da “confortável posição de fazer o mesmo de sempre”. E, ressaltando a necessidade e a “questão de sobrevivência”, de um pensar diferente em busca de novos horizontes, convidou a comunidade a unir esforços para “trilhar o novo caminho que se apresenta”.
Veja aqui o discurso do reitor Antônio Fernandes.
(Ascom UFCG)