Alunos do CCT recebem destaque em Revista Internacional de Engenharia Química

Dois alunos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ) da Universidade Federal de Campina Grande tiveram trabalho aprovado por reconhecida revista internacional, a Industrial & Engineering Chemistry Research. Mais do que a aprovação, Victor Alves e Felipe Lima, que trabalham sob a orientação do professor Antônio Carlos Brandão de Araújo – doutorado na Noruega na área de Plantwide Control e professor da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ/UFCG) –, tiveram seu trabalho exibido na capa da edição. Segundo a própria revista, os resumos gráficos utilizados na chamada foram selecionados por terem se destacado dentre todos os projetos.

“Foi uma surpresa. Costumo visitar o site e acompanhar. Sabíamos que tinha sido aprovado, mas quando entrei e vi a capa da revista com um resumo gráfico nosso em destaque, foi uma surpresa, fiquei muito feliz”, comentou Victor. “É acima de tudo um reconhecimento de todo o nosso esforço, que vem de muito mais tempo, e só nos resta agradecer a todos que nos apoiam, à Unidade e à própria UFCG”, completou Felipe.

Os estudantes têm projetos de pesquisa distintos em âmbito de mestrado, mas se encontraram no decorrer dos estudos e perceberam o poder dessa união de forças. “Trabalhamos com uma área muito ampla, e os projetos se complementam. Então essa colaboração foi acontecendo naturalmente”, explicaram.

O trabalho aprovado e publicado na revista aborda temas em evidência dentro da Engenharia Química: o controle de processos, a chamada Metamodelagem e Machine Learning (“aprendizado de máquina”, em tradução do inglês). Na investigação, segundo os autores, o objetivo e escopo é criar pontes entre os tópicos, para facilitar o estudo e a síntese de malhas de controle de processos industriais.

Esse foi o primeiro artigo dos mestrandos aprovado e publicado em grande revista internacional. E eles garantem que é só o começo. “Estamos trabalhando em novos projetos e esperamos conseguir bons resultados nos próximos meses”, disse Victor. Eles fazem questão, no entanto, de valorizar todo o apoio recebido. “Não é uma conquista só dos autores. É todo um trabalho em equipe, agradecemos demais aos envolvidos, aos laboratórios da Universidade, que têm uma estrutura de alto padrão, tanto física como de rede, abrangem as mais diversas áreas e nos possibilitam trabalhar com todo conforto e tranquilidade que precisamos”, enalteceu Felipe, citando especialmente o Laboratório de Experimentação Numérica de Processos (LENP) e o Laboratório de Integração Engenharia e Processos (LIEP).

O trabalho dos jovens pesquisadores conta também com o apoio, como cotutor, do professor Sidinei Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ/UFCG). Para ele, o destaque representa uma valorização do esforço dos garotos. “É uma premiação, um reconhecimento totalmente válido e merecido. Submeteram o trabalho há poucos meses e conseguiram aprovação em um tempo considerado rápido para essas questões, e ainda foram considerados destaque por uma das publicações mais bem conceituadas da área, com altíssimo fator de impacto para a comunidade científica”, explicou o professor.

A Industrial & Engineering Chemistry Research é uma revista científica revisada por pares e publicada pela American Chemical Society (ACS), cobrindo todos os aspectos relacionados à Engenharia Química.