Pela primeira vez, TCC de Engenharia Mecânica da UFCG concorre ao melhor da SAE Brasil

O estudante Wesley Roberto da Silva, do curso de Engenharia Mecânica (UAEM/CCT) da Universidade Federal de Campina Grande, representou a UAEM em evento nacional da área. Ele teve a inscrição de seu projeto aprovada pela SAE Brasil para participar do Prêmio Estudantil de Educação de Engenharia, que tem como objetivo reconhecer jovens, recém-formados, dispostos a contribuir intelectualmente com o mercado da mobilidade nacional. Seu trabalho foi também reconhecido no 27º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, em 2018.

O trabalho de Wesley é intitulado “Análise aerodinâmica de uma proposta de veículo SUV por meio de simulação em ambiente CFD” e teve orientação do professor Raimundo Nonato. Foi a primeira vez que um projeto de conclusão de curso da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica da UFCG esteve entre os concorrentes a melhor TCC da SAE Brasil.

SAE

A SAE, antiga “Sociedade de Engenheiros Automotivos” (na sigla em inglês), é uma organização responsável pelos estudos em engenharia automobilística e indústrias montadoras de automóveis.

A SAE BRASIL e as atividades por ela desenvolvidas são importantes fontes de conhecimento e atualização tecnológica da indústria, focadas em inovações e tendências da mobilidade brasileira e internacional. Por meio de simpósios, colóquios, cursos e eventos técnicos promovidos anualmente, a associação se tornou um ícone presente e ativo para o mercado, que gera e dissemina conhecimento para os profissionais da mobilidade brasileira.

A associação é o resultado de uma trajetória de empreendedorismo iniciada em 1991. Face ao processo de globalização, executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros de mobilidade, tiveram a iniciativa de criar no Brasil uma afiliada da SAE International. A instituição, com 25 anos de existência, foi criada pela iniciativa de nomes como Carlos Buechler, Luc de Ferran, Bernd Wiedmann, Ferdinand Panik, Flamínio Leme, Fábio Braga e outros.

A SAE BRASIL conta com seis mil associados e mais de mil voluntários. Sua sede está na cidade de São Paulo, mas ela também está presente em sete estados brasileiros, por meio de dez seções regionais. A associação promove, anualmente, mais de 100 eventos, entre simpósios, fóruns, colóquios, palestras e congresso, que contam com a presença de cerca de 18 mil participantes.

Com informações do Portal SAE Brasil