Aluno do CCT publica livro sobre Engenharia

É com orgulho que o Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG divulga a publicação da dissertação de Mestrado do nosso aluno Leonardo Pereira de Lucena, cujo tema é “Desenvolvimento de um coletor solar cilíndrico parabólico (para baixas e médias temperaturas)”. O trabalho se realizou sob a orientação do professor Wanderley Amorim, da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica.

O resumo do texto pode ser conferido abaixo, e o trabalho completo está acessível aqui.

“Em face da atual crise energética, pela qual o Brasil vem passando, torna-se proeminente a inserção de novas fontes de energia a matriz energética nacional. Devido a sua localização e condições climáticas o nordeste brasileiro possui uma vocação para utilização de energia solar, principalmente para aplicações térmicas. Contudo os meios atualmente disponíveis são importados e a maioria deles apresentam temperaturas de trabalho inferiores a 50ºC. O presente trabalho objetiva o desenvolvimento de um coletor solar cilíndrico parabólico 100% nacional e que possa atingir temperaturas da ordem de 100ºC. Foi utilizada uma metodologia de projeto que consistiu no estudo de diversos coletores solares a fim de propor um coletor solar cilíndrico parabólico inteiramente nacional. Foi desenvolvido uma sistema de rastreamento solar, bem como uma instrumentação que permite avaliar o desempenho térmico do equipamento. Para avaliação de desempenho, o equipamento, foi realizado um teste de campo, bem como a simulação numérica do coletor.”