ALUNO DE DOUTORADO DO PPG-CEMat TEM ARTIGO PUBLICADO EM PERIÓDICO INTERNACIONAL

Um aluno da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizou uma conquista acadêmica internacional: o jovem de 34 anos teve um artigo aceito no periódico Arabian Journal of Chemistry, jornal indexado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) como qualis A2, o maior grau de excelência para publicações acadêmicas internacionais.

Adriano Lima da Silva é mestre e aluno do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais e realizou sua pesquisa sob a orientação da professora Dra. Ana Cristina Figueiredo da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMA) a respeito da síntese de catalisadores por reação de combustão para aplicação na produção de biodiesel. O artigo é fruto de pesquisas do seu doutorado na UFCG que está previsto para ser concluído em agosto deste ano.

Desde a graduação no curso de Engenharia de Materiais, Adriano aplica-se ao estudo de materiais alternativos e sustentáveis, como resíduos de tijolos e aplicações em membranas tubulares para filtração e, também, resíduos de óleos para a produção de biocombustíveis. Além disso, o aluno de doutorado ainda conta com diversas publicações em seu currículo Lattes voltadas para o âmbito da Ciência e Engenharia de Materiais. Atualmente, seus esforços têm se concentrado nos estudos sobre a presença de catalisadores para a produção de biodiesel – tema que o levou a alcançar sua publicação internacional qualis A2 no periódico em questão.

A síntese de catalisadores por reação de combustão é um método consolidado de produção de pó a base de cerâmica com diversas aplicações que vão desde materiais absorvedores de radiação eletromagnética até a produção de catalisadores para produção de biodiesel. O Laboratório de Síntese de Materiais Cerâmicos (LabSMAC) da UFCG possui uma planta piloto com a capacidade de produzir cerca de 60kg deste pó cerâmico por mês, e consequentemente, utiliza-lo em pesquisas voltadas para a produção de biocombustível como uma forte alternativa ao combustível a base de petróleo – como aconteceu com a pesquisa de Adriano que levou o título “Optimization of biodiesel production via transesterification of soybean oil using α-MoO3 catalyst obtained by the combustion method”.

Planta piloto do Laboratório de Síntese de Materiais Cerâmicos (LabSMAC) da UFCG – Patente: BR102021018179-6

A publicação do artigo reitera o caráter inovador da pesquisa que identifica a aceleração da reação para produção de biodiesel mediante o uso deste catalisador que, por sua vez, torna o processo de biocombustíveis cada vez mais uma excelente alternativa verde, limpa e sustentável para os próximos anos.

A UFCG celebra esta conquista e parabeniza Adriano por este marco em sua carreira.