ALUNAS E EGRESSAS DA UFCG VENCEM COMPETIÇÃO DE PROGRAMAÇÃO

A equipe composta pela aluna Emily Albuquerque, do curso de Ciência da Computação, e pelas ex-alunas Aluska Freire e Vanessa Fernandes, do curso de Design da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi a campeã do Hackathon Mulheres que Inovam, promovido pela Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI). A competição aconteceu no último dia 9 de março e contou com 54 inscritas.

A proposta da equipe foi o desenvolvimento do aplicativo Amor de Pet, que busca oferecer assistência aos animais em situação de rua em Campina Grande, proporcionando uma resposta rápida e eficiente para os casos urgentes. O aplicativo visa oferecer uma gama de recursos, incluindo teleconsultas, notificações para órgãos responsáveis, programa de benefícios por doação, além de fornecer informações sobre campanhas de vacinação, castração, entre outros.

“O projeto nasceu da vontade de juntar pessoas que querem ajudar animais em situação de rua e também reconhecer que já existem muitas ONGs e até o Centro de Zoonoses que já cuidam destes animais. Só que falta a ponte entre as pessoas e estas instituições. Então, o projeto é criar uma plataforma para juntar estes perfis e facilitar a comunicação”, explica Emily Albuquerque.

Para ela, a experiência em participar do evento foi muito boa. “Apesar de ser extremamente cansativo porque é um dia inteiro em quem você, no mesmo dia, tem que decidir nome da equipe, nome do projeto, definir os detalhes, ter que vender a ideia, é muita coisa, mas foi muito satisfatório e não trocaria a experiência por nada”, ressaltou.

Além do reconhecimento e premiação durante o evento, a equipe do Amor de Pet  ganhou duas vagas de estágio remunerado na SECTI, mas por conta das integrantes já estarem trabalhando, o grupo decidiu ceder os estágios para a equipe que ficou em segundo lugar.

(Ascom UFCG)