ALUNAS DO CURSO DE MATEMÁTICA DA UFCG PARTICIPAM DO II WORKSHOP DE MULHERES NA MATEMÁTICA EM PERNAMBUCO

Nos 13 e 14 de abril, alunas do curso de Matemática da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participaram do II Workshop de Mulheres na Matemática – WMM na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Recife – PB. A edição do evento estava prevista para ocorrer em 2020, mas foi adiada devido à pandemia da COVID-19.

O evento é fruto de uma parceria entre as universidades UFCG e UFRPE. A primeira edição aconteceu em 2019, na Unidade Acadêmica de Matemática (UAMat) da UFCG; a segunda, em 2021, ocorreu de forma remota, com a edição sendo intitulada de WMM On-line, a fim de proporcionar, remotamente, um local de (re)encontro para a comunidade de mulheres matemáticas e de todos os demais interessados.

Coordenado pela professora Yane Lísley Araújo, do Departamento de Matemática (DM) da UFRPE, conjuntamente com as professoras Karla Arruda, Lorena Brizza, e Maité Kulesza, também do DM/UFRPE, além das professoras Itailma Rocha e Pammella Queiroz, da UAMat/UFCG, o evento contou com quase 150 inscrições.

Os trabalhos foram divididos em 4 categorias que contaram com 9 comunicações científicas, 44 pôsteres, 9 vídeos de divulgação de projetos e iniciativas e 7 vídeos de relatos de experiências. Além disso, aconteceram 9 palestras e uma mesa redonda intitulada “Um panorama sobre mulheres na matemática: compartilhando vivências, impactos e perspectivas”.

Todos os trabalhos foram selecionados por um comitê científico composto por 5 mulheres – uma de cada região do país.

A diversidade geográfica, especialmente no Nordeste, também foi um dos objetivos atingidos pelo evento que contou com a participação de matemáticas de diversas regiões de Pernambuco e dos estados da Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Sergipe e Maranhão. Além de representantes do Pará e do Rio de Janeiro.

O II WMM teve apoio financeiro de algumas agências de fomento, da UFRPE e do CCT/UFCG, sobretudo, com relação à disponibilidade em conduzir 12 estudantes do curso de Matemática (Licenciatura e Bacharelado) e 3 docentes da UAMat para participarem do evento. Dentre os estudantes da UFCG, 9 tiveram seus trabalhos aceitos para publicação e apresentação na modalidade pôster.

Confira abaixo algumas fotos do evento: