Abertura das candidaturas ao Prêmio Científico Mário Quartin Graça, em Portugal

O Prêmio Científico Mário Quartin Graça foi criado pela Casa da América Latina e o Santander Portugal com o propósito de distinguir as melhores teses de doutorado realizadas em universidades de Portugal ou da América Latina, por investigadores portugueses ou latino-americanos, nas categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Econômicas e Empresariais.

Com este prêmio, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor e de excelência, estimulando e reconhecendo a formação de estudantes latino-americanos e portugueses em temas de qualquer natureza de interesse mútuo para Portugal e a América Latina ou que constituam uma contribuição de estudantes latino-americanos para assuntos referentes a Portugal e de estudantes portugueses para assuntos referentes à América Latina.

O Prêmio, que consiste na atribuição de € 5.000 (cinco mil euros) a cada um dos premiados, vai distinguir a melhor tese de doutorado de um aluno oriundo de Portugal ou da América Latina que tenha concluído o 3º ciclo numa universidade portuguesa ou latino-americana, no âmbito das categorias acima referidas.

À data da candidatura, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos cumulativos e imperativos:

1. A) Serem oriundos de Portugal ou de um país da América Latina.
  2. b) Terem concluído o Doutorado em uma universidade Portuguesa ou Latino-Americana há menos de três anos em relação à data limite da candidatura.
  3. c) Terem obtido uma classificação mínima de “Bom”, ou equivalente, na tese de Doutorado, conforme documento emitido pela Instituição onde foi realizado. Não havendo na referida Instituição a atribuição de classificação dos Doutorandos, deverá ser enviada declaração oficial nesse sentido ou cópia da ata do Júri das provas de Doutoramento.
  4. d) Terem em consideração as condições expressas no nº 1 deste Regulamento, que pressupõem uma relação a nível pessoal, universitário ou temático entre Portugal e a América Latina.

Para mais informações deverá consultar aqui o regulamento e formulário de inscrição. O Júri deste Prêmio Científico Mário Quartin Graça é composto por três elementos: um representante da Casa da América Latina, um representante do Santander Portugal e um Acadêmico convidado, a designar, para cada uma das três categorias do Prêmio, que alternará consoante a categoria em apreciação, mantendo-se os restantes membros do Júri.

Para mais informações consulte também aqui  a página oficial do evento.

(Universia)