Abertura das candidaturas ao Prêmio Científico Mário Quartin Graça, em Portugal
O Prêmio Científico Mário Quartin Graça foi criado pela Casa da América Latina e o Santander Portugal com o propósito de distinguir as melhores teses de doutorado realizadas em universidades de Portugal ou da América Latina, por investigadores portugueses ou latino-americanos, nas categorias de Ciências Sociais e Humanas, Tecnologias e Ciências Naturais e Ciências Econômicas e Empresariais.
Com este prêmio, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor e de excelência, estimulando e reconhecendo a formação de estudantes latino-americanos e portugueses em temas de qualquer natureza de interesse mútuo para Portugal e a América Latina ou que constituam uma contribuição de estudantes latino-americanos para assuntos referentes a Portugal e de estudantes portugueses para assuntos referentes à América Latina.
O Prêmio, que consiste na atribuição de € 5.000 (cinco mil euros) a cada um dos premiados, vai distinguir a melhor tese de doutorado de um aluno oriundo de Portugal ou da América Latina que tenha concluído o 3º ciclo numa universidade portuguesa ou latino-americana, no âmbito das categorias acima referidas.
À data da candidatura, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos cumulativos e imperativos:
- A) Serem oriundos de Portugal ou de um país da América Latina.
- b) Terem concluído o Doutorado em uma universidade Portuguesa ou Latino-Americana há menos de três anos em relação à data limite da candidatura.
- c) Terem obtido uma classificação mínima de “Bom”, ou equivalente, na tese de Doutorado, conforme documento emitido pela Instituição onde foi realizado. Não havendo na referida Instituição a atribuição de classificação dos Doutorandos, deverá ser enviada declaração oficial nesse sentido ou cópia da ata do Júri das provas de Doutoramento.
- d) Terem em consideração as condições expressas no nº 1 deste Regulamento, que pressupõem uma relação a nível pessoal, universitário ou temático entre Portugal e a América Latina.
Para mais informações deverá consultar aqui o regulamento e formulário de inscrição. O Júri deste Prêmio Científico Mário Quartin Graça é composto por três elementos: um representante da Casa da América Latina, um representante do Santander Portugal e um Acadêmico convidado, a designar, para cada uma das três categorias do Prêmio, que alternará consoante a categoria em apreciação, mantendo-se os restantes membros do Júri.
Para mais informações consulte também aqui a página oficial do evento.
(Universia)