Encontro Nordestino de Grupos PET acontece neste fim de semana

Realiza-se neste final de semana (de 21 a 23/4) o Encontro Nordestino dos Grupos PET (Enepet 2017). A UFCG, segunda maior representação do programa no País, estará presente com 42 alunos e um professor, Vanderlan Silva (tutor do PET Antropologia), que exporão trabalhos relacionados a pesquisa, ensino e extensão. O evento acontecerá na Universidade Federal do Piauí, em Teresina, especificamente no Campus Ministro Petrônio Portella. A organização do evento convida estudantes e tutores a participarem, e para a troca de informações e avisos, está também com uma página no Facebook, que pode ser acessada aqui.

Este ano, o Encontro terá o tema “Construindo Saberes, Compartilhando Experiências”, acolhendo uma frase do escritor piauiense Cinéas Santos: “Estou partindo para o próximo sonho, queres ir?”. As principais atividades do evento abrangem apresentações de trabalhos de cunho científico; mobilização dos grupos PET (Mobiliza PET) fortalecendo a identidade, organização e articulação dos grupos; grupos de discussão e de trabalho; promoção de atividades culturais/artísticas; realização de Assembleia Geral para consolidar as discussões.

ENAPET

O Encontro Nacional dos Grupos PET (Enapet) também está na iminência de acontecer e já possibilita inscrições através de seu site oficial. Ele será realizado entre os dias 23 e 30 de julho, em Brasília.

O QUE É PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) é um trabalho de comprovada excelência, que objetiva fundamentalmente aprimorar os cursos de graduação. Trabalha com quatro vertentes principais: ensino, cultura, pesquisa e extensão. Além disso, busca formar cidadãos, que aprendem a trabalhar em equipe, a irradiar para os demais colegas o espírito de liderança e a ter compromisso com a geração de conhecimento para a solução dos mais diversos problemas.

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado. No entanto, os seus membros possuem um tempo máximo de vínculo: ao bolsista de graduação é permitida a permanência até a conclusão da sua graduação e, ao tutor, por um período de, no máximo, seis anos, desde que obedecidas as normas do Programa.

O site do Ministério da Educação (MEC) disponibiliza mais informações.

PET NA UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande conta atualmente com 19 grupos PET, sendo quatro deles no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT): Engenharias Mecânica e Química, além de dois na área de Matemática e Estatística.