6 maneiras de treinar a mente para acelerar seu aprendizado

Fonte: Universia Brasil

• O funcionamento da nossa memória se divide em três fases: registro, codificação e recordação.
  • Na primeira fase nossa mente recebe e seleciona a informação que chega através dos diferentes sentidos.
  • Na segunda fase, a informação é codificada e armazenada de maneira permanente para que, na última fase ter acesso a ela ou recuperá-la quando precisemos, como quando fazemos essa difícil prova de história.

Um aprendizado eficiente não depende somente da maneira como os professores passam o conteúdo e de como o aluno se esforça durante as aulas para estudar. Ter pensamentos mais claros e uma memória mais amplatambém são características essenciais para garantir um bom desempenho nos estudos e, por isso, treinar sua mente é importante.

Confira 6 maneiras de treinar a mente para acelerar seu aprendizado:

1. Trabalhe sua memória

Crie desafios para você mesmo para tentar se lembrar da maior quantidade de informações possíveis. Por exemplo: quando você precisar conversar sobre um assunto específico com alguma pessoa e tiver muitos tópicos diferentes para discutir, tente não anotá-los. Force sua mente para que você se recorde dos detalhes que precisa abordar. Em algum tempo, essa tarefa será muito mais fácil para você.

2. Faça algo diferente repetidamente

Quando fazemos uma atividade nova repetidamente, nosso cérebro cria caminhos diferentes que ajudarão na praticidade com a qual faremos essa tarefa. Lembre-se de quando você era criança e estava aprendendo a usar talheres corretamente. Você só se tornou capaz de realizar essa atividade devido ao tempo que você passou fazendo a mesma coisa várias vezes. Assim, você treina sua mente e se torna mais eficaz com diversas ações.

3. Aprenda algo novo

Mesmo que pareça óbvio, é importante lembrar que aprender qualquer habilidade nova oferece mais conhecimento ao seu cérebro. Por exemplo: ao treinar sua capacidade de tocar um instrumento musical, sua mente vai ficando cada vez mais acostumada a traduzir algo que você vê (a partitura) em algo que você produz e escuta (a música).

4. Faça exercícios físicos

Não é exatamente uma novidade dizer que nosso corpo e nossa mente trabalham em conjunto. Por isso, fazer exercícios físicos e manter o funcionamento do seu corpo ativo e saudável é importante para que seu cérebro processe e memorizeinformações mais facilmente.

5. Passe tempo com pessoas que você gosta

Conversar com pessoas importantes para você ajuda sua mente a pensar mais claramente, além de melhorar seu humor. Para algumas pessoas, muitas informações são processadas mais eficientemente quando compartilhadas com outros. Veja se isso funciona para você e dedique mais tempo a essa atividade.

6. Tenha uma alimentação saudável

Mais uma vez, manter seu corpo saudável mantém sua mente da mesma maneira. Por isso, procure ter uma alimentação balanceada que inclua todos os nutrientes necessários para um bom funcionamento dos seus órgãos. Além disso, faça com que o chocolate amargo seja parte de suas refeições, pois ele também ajuda o cérebro a produzir dopamina, um neurotransmissor responsável por acelerar o aprendizado e a memória.

E lembre-se: você pode estabelecer algumas metas. Isso vai te ajudar a se manter focado no seu propósito e conseguir que seu aprendizado, juntos com todas as dicas anteriores, seja mais eficaz.