CCT realiza Seminário de Física para estudantes de graduação e pós

A Unidade Acadêmica de Física, do Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG, realiza nesta quarta-feira (14/3) um seminário direcionado a estudantes de graduação e mestrado em Física e Ciências Exatas. O evento, intitulado “Protocolos de teletransporte e troca de emaranhamento na presença de ruído”, acontecerá no auditório Auditório Jürgen W. Preker (UAF), a partir das 16h. Ele contará com a palestra do professor Dr. Márcio de Moura Cunha (UFPE), que atua na área de Informações Quânticas.

O seminário é gratuito, e os alunos podem solicitar certificado de participação junto à organização do evento.

Para maiores informações, pode-se entrar em contato pelo telefone (83) 2101.1354 ou através do e-mail joaorafael@df.ufcg.edu.br.

Resumo técnico:

O protocolo de teletransporte quântico e as operações de troca de emaranhamento podem ser usados para transferir informação e emaranhamento entre dois laboratórios distantes. Neste seminário, discutimos algumas variantes desses protocolos envolvendo estados tripartites. Sabemos que canais compostos por pares de estados do tipo Einstein-Podolsky-Rosen (EPR) podem ser usados para teletransportar estados multipartites arbitrários. Uma questão interessante é investigar se os canais EPR também são úteis mesmo quando aparecem imperfeições. Em particular, o teletransporte de um estado Greenberger-Horne-Zeilinger (GHZ) exige três estados EPR como o canal e medições completas na base de Bell. Nós mostramos que, usando dois estados GHZ como canal, também é possível teletransportar qualquer estado desconhecido de três qubits da forma c0 |000>+c1 |111>. Em todos os cenários, incluímos ruído no canal quântico.