Congresso de Biomateriais, sob coordenação de professor do CCT, anuncia oficina especial

Willams, Imarally e o pesquisador Miguel Rodriguez

A menos de um ano para a realização do 15º Congresso Latino-Americano de Órgãos Artificiais e Biomateriais (Colaob), a direção do evento, a cargo do professor Marcus Vinícius Lia Fook, do Centro de Ciências e Tecnologia, anuncia grande novidade: entre palestras e apresentações de importantes nomes do estudo de biomateriais no mundo, o congresso contará também com uma oficina prática ofertada pelo professor espanhol Dr. Miguel Ángel RodrÍguez. Ele faz parte do Instituto de Cerámicas y Vidrio de Madri, um dos 11 que compõem o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC), atuando na área de ciências e tecnologia de materiais.

“A ideia é permitir que os participantes da oficina possam ver de perto e aprender como ocorre a preparação de biomateriais, a partir da combinação de vários elementos. Vamos mostrar sínteses, detalhamentos de etapa a etapa. Vai ser muito interessante”, explicou o o professor.

As práticas abordarão especialmente duas áreas de aplicação dos biomateriais: a reparação de ossos e a reparação dental. Dois alunos de pós-graduação do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (CertBio), pertencente ao CCT, já estão com pesquisas avançadas em ambas as áreas e devem participar também da oficina, compartilhando conhecimento e colaborando para a aprendizagem dos interessados.

Os alunos em questão são Willams Barbosa e Imarally Souza, que realizam seus doutorados acerca do desenvolvimento de biomateriais com cerâmicas avançadas, e recentemente chegaram da capital espanhola, onde estiveram por um ano para aprimorar os estudos, com a orientação do professor Miguel Rodríguez. Suas pesquisas, de forma detalhada, podem ser encontradas em publicação anterior feita aqui mesmo no site do CCT.

“Claro que a ideia de realizar oficinas é muito interessante, é algo que vai além do usual e coloca em prática o trabalho. Mas aproveitaremos para realizar, durante o congresso, também algumas palestras curtas. O objetivo é contar o que estiver sendo feito, cimentar o conhecimento e atribuir base científica, para que o aprendizado não se torne vago ou se perca”, contou Miguel, que participará do evento pela primeira vez. “Não tive oportunidade de vir em anos anteriores, mas o Colaob é um congresso de fundamental importância no âmbito do estudo dos biomateriais. O Brasil é a principal potência no assunto entre os países latino-americanos, e um dos 20 mais avançados na pesquisa relativa ao tema”, continuou.

Os dados sobre quantidade e relevância de artigos (ranking mencionado acima) podem ser encontrados AQUI.

“É muito importante que um congresso desse porte seja realizado no Brasil, especialmente na região nordeste, que de fato apresenta grande pesquisas quanto ao tema. Eventos assim são oportunidades indescritíveis de se conhecer mais sobre os estudos feitos na região e no mundo, de se ver de perto pesquisadores internacionais, com grande bagagem, e, de forma geral, sempre há a possibilidade de formação de parceria, para que as instituições colaborem umas com as outras”, finalizou o espanhol.

O Colaob é organizado pela Sociedade Latino Americana de Biomateriais, Engenharia de Tecidos e Órgãos Artificiais (Slabo).

Clique na imagem para acessar o site da Slabo