CCT CELEBRA SUCESSO EM PALESTRA DE LÍDER MUNDIAL EM INFRAESTRUTURA DE DADOS

Cláudio Muller ministra paletra na UFCG

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG recebeu, na última semana, palestra de uma das maiores empresas a nível mundial quando o assunto é a indústria de infraestrutura de dados, a OSISoft. O evento abordou como temática o BIG DATA e foi organizado pela Empresa Júnior do Curso de Engenharia Química da Universidade, a TEQInova, sendo ministrado por um dos pioneiros da OSISoft no Brasil, o engenheiro Claudio Muller, mestre em Processos  Petroquímicos e Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Apresentação da TEQInova – Raissa Venuto (presidente)

“A palestra foi bem dinâmica, com participação efetiva da plateia. A abertura foi feita com a apresentação da empresa júnior de engenharia química TEQInova, e a presidente Raíssa Venuto fez um resumo do movimento desde sua fundação até hoje. Em seguida apresentamos a empresa OSISOFT, e como essa parceria entre a UFCG e a OSISOFT surgiu. Basicamente foi através de projetos em conjunto com a Petrobras (a maior empresa brasileira e usuária do PI System) que surgiu o contato e a oportunidade para o desenvolvimento da parceria acadêmica”, contou o professor Heleno Bispo, um dos idealizadores do evento.

Professor Heleno Bispo apresenta parceria

Após apresentações iniciais, Claudio Muller iniciou a palestra propriamente, abordando temas como os desafios na carreira de um engenheiro, indústrias 4.0, oportunidades e seus desafios, o que é Big Data e como a aquisição de dados tem influenciado diversos setores da economia. O engenheiro também falou sobre a OSIsoft e o PI System, principal produto da empresa, e suas aplicações.

Ao final, o grupo envolvido com os trabalhos em desenvolvimento nos laboratórios LENP e LIEP, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEQ), apresentou o andamento das pesquisas e relatou como foi a experiência na participação da Conferência Regional da OSISoft (LATAM 2017) e na maratona de programação promovida pela empresa, no último mês, em São Paulo.

Equipe TEQInova – Luize Frances, Beatriz Azevedo, Rodolpho Jung, Claudio Muller, Raissa Venuto, Jean Santos, Ranny Rodrigues, Arthur Alves e Hiego Costa.

Participaram da palestra docentes e alunos de diversos cursos da UFCG, dentre os quais Engenharia Química, Elétrica, de Produção e Ciências da Computação.

“Através da palestra os horizontes foram expandidos quanto às áreas de atuação profissional, pois novas oportunidades estão surgindo juntamente com a revolução da Indústria 4.0”, comentaram representantes da TEQInova.

Cartaz do evento