Nova logo do CCT é resultado de trabalho dos próprios alunos do Centro

sem-titulo

Você já notou que a logomarca do CCT está novinha e totalmente reformulada, certo? Já faz algum tempo dessa mudança, mas resolvemos contar como ela aconteceu. E o primeiro fato importante é: foram os próprios alunos do Centro que produziram, criaram e efetivaram a mudança. Isso porque o CCT acredita de verdade no potencial de seus pupilos e na preparação que estão recebendo para aplicar, no mercado profissional, os conhecimentos adquiridos.

Três estudantes de Design assumem a autoria: Eduardo Aguiar, Andrielly Fernandes e Rebeca Oliveira. O trabalho durou cerca de seis meses, e foi apresentado na mesma época em que os alunos apresentavam seus projetos de conclusão de curso.

“Formamos uma equipe que precisava se completar. Eduardo é poeta, adora ler e discutir assuntos filosóficos; Andrielly representa o poder de criação, pois criatividade sobra, e Receba é a mais disciplina do grupo, e organizar o tempo e os prazos, por exemplo, é essencial”, explica a professora Cleone Ferreira, coordenadora acadêmica da Unidade de Design da UFCG.

O primeiro passo para esse pessoal, muito antes de colocar a mão na massa para desenhar a logo, foi entender o conceito, o “partido filosófico” que o Centro representa. Para isso, levou em consideração dois aspectos:

Missão do CCT

Desenvolver atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão em Ciência e Tecnologia objetivando a formação profissional de excelência, na perspectiva de um desenvolvimento sustentável, de integração com a sociedade e do exercício da cidadania

Visão do CCT
O CCT deverá ser um Centro de Excelência e de Referência nacional, composto por docentes com formação acadêmica completa e corpo técnico-administrativo eficiente, formando profissionais bem qualificados e capacitados, objetivando o progresso científico e tecnológico como instrumento para o desenvolvimento social e econômico da Região e do País.

sem-tituloTambém foram observadas a missão e a visão de todas as Unidades do CCT, para a partir daí buscar as palavras e os valores que mais se intercambiavam, chegando-se à seguinte síntese: “Integrar para conhecer e compartilhar para progredir”. Isso explica o formato do logo em espiral: “Tudo interligado. Assim deve ser a Universidade, e assim busca ser o CCT”, conta Cleone.

No Manual de Identidade do Centro, temos mais detalhes: “Traduzido em elementos gráficos, o símbolo é a sugestão de um movimento duplo e cíclico, protagonizado pela Ciência de um lado e Tecnologia de outro. Ambas se encontram no processo convergente do “conhecer”, e se expandem num movimento ascencional de ‘progredir’. Finalmente, esta figura semântica gera a sugestão de que as letras C-C-T acham-se em conjunção harmônica nesse movimento dinâmico de convergência e expansão”.

As letras que definem a sigla CCT foram construídas no propósito de consoarem com as curvas do símbolo gráfico. Dessa forma, a elipse que se destaca da zona interna do símbolo foi utilizada para definir a curvatura da letra C, gerando uma adequação visual mais efetiva.

sem-titulo

Manual de Identidade CCT, que pode ser acessado na íntegra ao se clicar no link, traz ainda informações sobre a malha construtiva, a fidelidade de cores, tamanhos e proporções. Tudo para manter a personalidade da marca do Centro, que nada mais é, diante da transparência e da busca pela prestação dos melhores serviços diariamente, do que nossa própria identidade.