10 de abril – Dia da Engenharia

Parabéns, engenheiros! Nesta terça-feira, 10 de abril, é celebrado no Brasil o Dia da Engenharia. E o Centro de Ciências e Tecnologia não poderia deixar a data passar em branco. O CCT oferece cursos de graduação e pós-graduação em cinco das nove áreas da Engenharia abrangidas na UFCG: Mecânica, Química, de Produção, de Materiais e de Petróleo. E a Universidade, de forma geral, contempla ainda, em distintos centros, Engenharia Elétrica (CEEI) e as Engenharias Agrícola, Civil e de Minas (CTRN). Dessa forma, nós que fazemos a Universidade Federal de Campina Grande nos sentimos parte dessa história e desejamos um feliz dia, com todo desejo de sucesso, aos nossos alunos, professores e pesquisadores.

O Dia da Engenharia surgiu como homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, morto no dia 10 de abril de 1866. Villagran Cabrita era o Comandante do 1º Batalhão de Engenharia na Guerra da Tríplice Aliança. Ele foi o responsável por participar ativamente da conquista da Ilha de Redenção, na Campanha da Tríplice Aliança. Na ocasião, esteve à frente do Exército Brasileiro como Patrono da Arma de Engenharia. Uma explosão tomou sua vida, assim como as de outros combatentes, junto ao rio Paraná.

A ENGENHARIA

A engenharia consiste na aplicação de conhecimento científico específico, sendo ele como forma abrangente de várias áreas, desde a própria ciência, passando pela economia, fatores sociais e práticos. Como objetivo está a facilitação da vida das pessoas no que diz respeito a projeção de máquinas, engrenagens, aparelhos, sistemas, materiais e edificações.

A área também permite a aplicação de conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo. A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.