Graduação

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG conta, atualmente, com nove unidades acadêmicas, somando 12 cursos de graduação disponibilizados para os alunos. São eles: Engenharias Mecânica, de Produção, de Petróleo, Química, de Materiais; Física (bacharelado e licenciatura), Matemática (licenciatura turno manhã e noite e bacharelado), Estatística e Design.

Com ampla relevância na formação de novos profissionais, o CCT vem crescendo e conquistando visibilidade ao longo dos anos. O curso de Engenharia Química, por exemplo, antigo Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), existe pela Resolução Nº 51/77 do Conselho Universitário, datada de 05 de maio de 1977, e foi um dos primeiros cursos do setor a ser criado no Norte-Nordeste. O reconhecimento pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) se deu pelo Decreto Nº 83.390 de 02 de maio de 1979.

O Curso de Matemática, com habilitação em Bacharelado, também foi criado em 1977 e teve seu reconhecimento através do Decreto Lei n°. 83340/79 de 17 de abril de 1979. A habilitação em Licenciatura data de 1990, sendo reconhecida pela Portaria n°. 649 do MEC de 13 de abril de 1999. Nesse mesmo ano, estendeu-se o curso também para o turno noturno.

Já o curso de Design obteve autorização de funcionamento em 25 de setembro de 1978, com a denominação Curso de Bacharelado em Desenho Industrial (hoje, novamente denominado Design), através da Resolução n° 24/78 do CONSEPE/UFPB que estabeleceu sua estrutura curricular.

Engenharia de Materiais, por sua vez, foi o primeiro curso a ser criado nas regiões norte e nordeste, e o segundo no País. Destinava-se a formar Engenheiros de Materiais de forma geral, com habilitação para desempenhar suas funções em todas as áreas da Ciência e Engenharia de Materiais (CEM), e o seu reconhecimento pelo Ministério da Educação se deu em novembro de 1983. Hoje, segue com o intuito de formar profissionais pluralistas em seus conhecimentos, capacitando-os para desenvolver atividades em diversos campos de tecnologia, pesquisa, desenvolvimento e aplicação industrial e qualificando-os para atuar nos mais variados setores econômicos, seja energia, petroquímica, eletroeletrônica, engenharia biomédica, automobilística, aeronáutica.

Ao mesmo tempo em que soma tradição e crescimento histórico, o CCT também está antenado com as demandas da sociedade e buscando se reconstruir e fortalecer a cada dia. É o que se pode comprovar, entre outros fatos, com a Resolução Nº 5 de 2011, que estabelece a estrutura curricular do Curso de Graduação em Engenharia de Petróleo, integrante da mais recente unidade acadêmica do CCT, a UAEPetro.

O projeto de ensino do Centro contempla também alunos oriundos de outros centros da UFCG, citando-se como exemplo o Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e o Centro de Humanidades (CH). Todas as unidades do CCT possuem site oficial (o link está na página inicial e na guia “Institucional”), através dos quais maiores informações poderão ser disponibilizadas.