Terça-feira de muito aprendizado na VIII Semana de Engenharia de Materiais

A VIII Semana de Engenharia de Materiais abriu esta terça-feira (22/10) com uma programação repleta de atividades. Serão três palestras no turno da manhã, e a tarde dedicada a minicursos. O evento, aberto ao público, vai até a próxima sexta (25) e acontece no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus sede.

O primeiro a palestrar foi o engenheiro André Gustavo Ramalho, da Baterias Moura. Em seguida, assumiu o posto o professor P.H.D Sebastião Vicente Canevarolo Jr., da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Ele é professor titular da instituição desde 1979. Pós-doutor pela Universita Degli Studi Di Salerno, na Itália, e Doutor em Polymer Technology pela LUT, na Inglaterra. Expert em Polímeros, é autor do livro “Ciência dos Polímeros” e “Técnicas de Caracterização de Polímeros”.

O tema da palestra do professor Canevarolo foi “O desenvolvimento dos principais polímeros e por que eles foram/são tão importantes”.

Por fim, a partir das 10h30, a professora Dra. Cristiane Agra Pimentel abordará a questão “Como a gestão de qualidade pode ajudar o Engenheiro de Materiais?”. Ela é atualmente docente na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Feira de Santana, no curso de Engenharia de Produção. Possui 12 anos de experiência na área industrial metalúrgica e expertise desenvolvida na aplicação de ferramentas de processo (CEP Controle Estatístico de Processo, 6 Sigma, desenvolvimento de materiais e destinação sustentável), Lean Manufacturing, World Class Manufacturing (WCM), Manutenção Produtiva Total (TPM). Também é certificada pela Siqueira Campos como Green Belt e auditora especialista na área de alumínio para o INMETRO.

A programação completa da VIII Semana de Engenharia de Materiais e maiores informações podem ser encontradas no site do evento ou pelo Instagram.