Equipe Parahybaja, da UFCG, conquista o segundo lugar em competição regional
Estudantes da Universidade Federal de Campina Grande conquistaram o segundo lugar na 13ª Baja SAE Brasil (Regional Nordeste), competição que avalia equipes quanto à construção de veículos “off road”, desde sua concepção, projeto detalhado, construção e testes. A disputa aconteceu em Salvador, no último final de semana, e a UFCG esteve representada pela Equipe Parahybaja.
O capitão da equipe, Rudolf Vitoriano, explicou a importância do resultado: “Foi emocionante e surpreendente. Ganhamos três das seis provas dinâmicas, ganhamos uma prova surpresa dinâmica, ficamos em segundo na prova de Conforto e também em segundo no Enduro, principal disputa da competição”.
O resultado foi ainda mais comemorado diante das dificuldades enfrentadas pela equipe. É que o grupo iniciou os trabalhos para a construção de um novo veículo há pouquíssimo tempo, na metade do ano. E, como se não bastasse, problemas com o chassi forçaram os estudantes a recomeçar o projeto. “Perdemos o que já tínhamos construído por problemas técnicos. Às vésperas da competição, tivemos que recomeçar. Passamos o feriadão todo trabalhando nisso, fazendo um chassi completamente novo. Conseguimos terminar, chegar na competição e ainda ficar com o segundo lugar. Sempre queremos e sabemos que temos condições de nos sair bem nessas competições, mas dado o contexto, o resultado foi surpreendente”, comemorou Rudolf.
O próximo desafio da Parahybaja será o Nacional, no início do próximo ano. Antes, no entanto, a equipe pretende fazer exibições e apresentações de projetos na própria Universidade.