PROFESSOR DA UFCG ASSUME PRESIDÊNCIA DA FAPESQ
O professor Amílcar Rabelo de Queiroz, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi nomeado presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). A nomeação foi oficializada por meio de ato governamental publicado nesta quarta-feira (05/02), com assinatura do governador do Estado da Paraíba, conforme previsto na legislação estadual.
Amílcar Rabelo assume a presidência da FAPESQ com a missão de fortalecer as políticas de fomento à ciência, tecnologia e inovação no estado, ampliando o apoio a pesquisadores, instituições e projetos estratégicos para o desenvolvimento da Paraíba. A expectativa é de que sua experiência acadêmica e institucional contribua para a consolidação da FAPESQ como um dos principais pilares do sistema estadual de pesquisa e inovação
Amílcar Rabelo de Queiroz
Possui graduação em Física pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Física pela Universidade de Brasília (2002) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006). Realizou estágio de pós-doutoramento no Centro Internacional de Física da Matéria Condensada (2007-2008). Realizou estágio de pós-doutoramento no Departamento de Física Teórica de la Universidad de Zaragoza, Espanha, com apoio financeiro da CAPES (2014-2015). Foi professor adjunto do Insituto de Física da Universidade de Brasília. Atualmente é professor da Unidade Acadêmica de Física da Universidade Federal de Campina Grande. Atuou bastante tempo em aplicações de teoria quântica de campo em áreas como informação quântica, matéria condensada e altas energias. Tanto em informacão quântica quanto matérica condensada, realizou inúmeros trabalhos envolvendo o cálculo analítico de entropia de emaranhamento em diversos sistemas de baixa dimensionalidade. Atualmente é um dos coordenadores do projeto do radiotelescópio BINGO sendo membro do management group. Tem desenvolvido alguns subprojetos dentro da colaboração BINGO como no desenvolvimento de outriggers e aplicações para detecção e modelagem de FRB e pulsares.