ACONTECE NESTA SEXTA-FEIRA O I ENCONTRO DE MULHERES NAS CIÊNCIAS DA PARAÍBA

Nesta sexta-feira (05/12) acontece o I Encontro de Mulheres nas Ciências da Paraíba (I EMCPB 2025) no Centro de Eventos Rosa Tânia Barbosa de Menezes, campus sede da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O evento, organizado pela Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMa) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), reúne pesquisadoras, docentes, discentes e servidoras de diversas instituições de ensino e pesquisa para um dia dedicado à valorização da presença feminina nas ciências e ao fortalecimento de redes colaborativas. A proposta central do encontro é criar um espaço acolhedor de diálogo, troca de experiências e escuta ativa, dando visibilidade às trajetórias e contribuições das mulheres científicas da Paraíba .

A programação se estende das 8h30 às 17h30, com início pelo credenciamento e pela abertura de uma Feirinha de Artesanato que acompanha toda a programação e conta com artesãs do Fórum de Economia Solidária da Paraíba . Além disso, durante a manhã, o encontro com uma mesa de abertura com o tema “Ciência e Gestão: Elas Lideram”, mediada pela Vice-Diretora do CCT, professora Dra. Isis Tatiane de Barros Macêdo Veloso e composta por lideranças acadêmicas do IFPB, UFCG, UFPB, UEPB e Unifacisa. O debate destaca os desafios e conquistas de mulheres que ocupam posições de decisão e gestão nas instituições científicas do estado.

No período da tarde, a programação retoma com a palestra “Desafios e Possibilidades do Uso da IA nas Ciências”, ministrada pela professora Pammella Queiroz de Souza (UFCG), da Unidade Acadêmica de Matemática (UAMAT) trazendo à pauta o papel das tecnologias emergentes e seus impactos para a produção científica contemporânea. Em seguida, ocorre a mesa “Ciência em Destaque – Estratégias de Visibilidade e Branding Científico Feminino nas Mídias Digitais”, mediada pela professora Dra. Fátima Roneiva Fonseca, com pesquisadoras do UNIFACISA, Rebouças, IFPB e SEDE de Design. O debate foca em ferramentas e estratégias para ampliar a presença e a representatividade de cientistas mulheres no ambiente digital, fortalecendo sua atuação pública e profissional.

O encerramento acontece entre 16h e 17h30, com a foto oficial do evento e um momento de Café e Conexões Futuras para a Ciência na Paraíba, no qual o comitê organizador promove uma roda de trocas e projeções para a consolidação da Rede de Mulheres nas Ciências do estado.

Confira algumas fotos do evento na manhã desta sexta-feira (05/12).