PESQUISA DESENVOLVIDA NO PEFLAB RECEBE PRÊMIO IVENTOR DA PETROBRAS EM 2024

Uma pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa em Fluidos de Perfuração (PEFLAB), coordenado pela professora Dra. Luciana Viana Amorim, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Petróleo, em parceria com a Unidade Acadêmica de Estatística da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), além da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), recebeu o Prêmio Inventor Petrobrás 2024. A cerimônia foi realizada no último dia 29 de abril no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação (Cenpes) da Petrobrás, no Rio de Janeiro, RJ.

O reconhecimento se deu por conta da pesquisa coordenada pela professora Luciana, desde o final de 2020, que desenvolveu uma metodologia para qualificação de barreiras alternativas para abandono de poços de petróleo submarinos.

“Essa pesquisa gerou um depósito de patente feito em 2023 em coautoria com a Petrobras. A patente foi o resultado de um projeto de P&D, ainda em andamento, realizado no Laboratório de Pesquisa em Fluidos de Perfuração da UFCG, intitulado Elementos de barreira alternativos para abandono de poços submarinos. Essa metodologia qualifica o material para ser usado como elemento do conjunto solidário de barreiras, sendo adequado para aplicação no abandono temporário de poços sem monitoramento”, explica a professora Luciana.

O projeto é coordenado pela Dra. Luciana Viana Amorim (UAEPetro) e desenvolvido por uma equipe de pesquisadores, formada por engenheiros e estatísticos, com a participação da Dra. Michelli Barros (UAEst), do Dr. Tiago Almeida de Oliveira (UEPB), da Dra. Renalle Cristina Alves de Medeiros Nascimento (UFRPE), além da equipe de pesquisadores do CENPES, coordenada por Elessandre Alves de Souza.

Em sua 24ª edição, o Prêmio Inventor Petrobras reconhece os esforços de pesquisadores da área de petróleo e gás que possibilitem à estatal se manter entre as empresas mais inovadoras no setor.

Confira a seguir a imagem da equipe integrante da pesquisa, além de um vídeo explicativo sobre a premiação do projeto desenvolvido na UFCG.

(Ascom UFCG/CCT)