PROFESSOR DA UFCG É REPRESENTANTE DA REGIÃO NORDESTE EM COMISSÃO DA CAPES
Na última sexta-feira (26/02), o professor Romualdo Menezes da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais (UAEMat) do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi eleito representante da região Nordeste para a Comissão de Avaliação responsável por estabelecer os critérios de avaliação para a Avaliação Quadrienal da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
O professor Romualdo foi indicado pelo Fórum de Coordenadores da CAPES e deve compor a comissão como membro integrante do grupo de Engenharia 2 (área da CAPES que integra cursos como Engenharia Química, Engenharia de Processos, Engenharia de Materiais, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Nuclear, etc.) responsável por estabelecer os critérios para a Avaliação Quadrienal levando-se em consideração as peculiaridades culturais e tecnológicas da região Nordeste do país.
O professor menciona a importância desse papel para avaliação uma vez que cada região possui uma produção científica e desenvolvimento tecnológico próprios que devem ser considerados pela CAPES. “O programa do Sul do país – da PUC do Rio Grande do Sul – tem uma grande quantidade de indústrias. Então, os programas tem um desenvolvimento tecnológico voltado para indústria. Nós do Nordeste não temos tantas indústrias como lá, então, devemos levar em consideração não só o desenvolvimento tecnológico aplicado. O pessoal aqui faz muito estudo de campo, do estado da arte – e esses estudos, as vezes, não podem ser aplicados de imediato,” explica o professor. “Eu vou tentar levar a nossa contribuição, com as nossas vivências e as nossas particularidades para definir os critérios que vão servir para avaliar os cursos da área de Engenharia 2 nesse próximo quadriênio,” completa.