GOVERNO DA PB ANUNCIA INVESTIMENTO DE R$11 MILHÕES PARA RADIOTELESCÓPIO BINGO

Na última sexta-feira (08/10) gestores da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia estiveram no Laboratório de Metrologia (Labmet) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) onde estão sendo desenvolvidos os projetos integrantes da colaboração para a construção do radiotelescópio Bingo. No mesmo dia, o governador João Azevêdo anunciou que o governo da Paraíba irá investir R$ 11 milhões na construção do radiotelescópio BINGO.

O radiotelescópio BINGO (Baryon Integrated Neutral Gas Observations) será o primeiro instrumento capaz de detectar as Oscilações Acústicas de Bário (BAO) por meio de ondas de rádio. Por meio delas será possível medir a distribuição de hidrogênio neutro em distâncias cosmológicas.

Na parte externa do Labmet já está instalado um “outrigger” –  um radiotelescópio auxiliar ao radiotelescópio BINGO – que leva o nome de Bingo Uirapuru. O Uirapuru é a primeira corneta de uma rede de radiotelescópios auxiliares do radiotelescópio BINGO que, juntos, irão melhorar a captação de sinais no cosmos. Através dele, estudantes e pesquisadores se familiarizam com a tecnologia.

Além do BINGO Uirapuru, a UFCG desenvolve o projeto de extensão que integra a divulgação científica e comunicação dos trabalhos desenvolvidos na colaboração BINGO junto à rede estadual de ensino e demais escolas.

A colaboração Bingo conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, que já garantiu recursos da ordem de R$ 12 milhões, além de outros investimentos provenientes através do MCTI, pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), pelo governo da Paraíba através da Fapesq, e pela Universidade Yangzhou, da China – totalizando R$ 14 milhões.