CNPq e MCTIC selecionam projetos para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) recebem, até o dia 22 de agosto, propostas de ações voltadas para Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. A seleção será feita por meio da Chamada CNPq/MCTIC Nº/2019, lançada esta semana, com objetivo de promover iniciativas de divulgação e popularização da ciência durante o evento, que acontecerá entre os dias 21 e 27 de outubro de 2019 com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”.

As modalidades de eventos previstas pela chamadas são:

a) Exposição de CT&I.
b) Eventos de Comunicação Científica em Rádio, TV e outras mídias
c) Ciência Móvel
d) Portas Abertas
e) Seminário ou Ciclo de Palestras
f) Conjunto de Oficinas de CT&I
g) Mostra de Teatro Científico
h) Mostra de Vídeos
i) Feira ou Mostra de Ciências

Sobre os projetos

Os projetos deverão contemplar, prioritariamente, os segmentos socialmente vulneráveis e as escolas e instituições localizadas, preferencialmente, em municípios com menor IDHM. A tabela com estes municípios encontra-se disponibilizada para consulta na página eletrônica da Chamada.

As propostas podem ser apresentadas em duas linhas: linha A, para projetos de abrangência estadual ou distrital, e linha B, para projetos de abrangência Intermunicipal.

Na linha A, poderão ser contemplados projetos com valores até R$ 100 mil, com, no mínimo, quatro instituições colaboradoras na execução da proposta. Para concorrer a essa linha, os projetos deverão prever o atendimento de um percentual mínimo de municípios, conforme quadro abaixo:

Unidades Federativas – Número mínimo de municípios atendidos

BA, MG, RS, SP – 20
GO, MA, PB, PR, PI, SC – 15
AL, CE, MT, PA PE, RN, TO – 10
RJ, RO, RR, SE AC, AM, AP, ES, MS – 5

Os projetos originários do Distrito Federal deverão atender, no mínimo, cinco regiões administrativas e/ou municípios da Rede Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno

Na linha B, poderão ser contemplados projetos com valores até R$ 20 mil, que deverão abranger municípios dentro de uma mesma Unidade Federativa e contemplar, no mínimo, dois municípios e/ou regiões administrativas.

O responsável pela apresentação da proposta deve possuir, no mínimo, graduação completa, ser, obrigatoriamente, o coordenador do projeto e possuir vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

Devem ser observadas, ainda, as seguintes orientações:

• Todos os projetos deverão apresentar Plano de Comunicação.
• Os projetos deverão obrigatoriamente possuir natureza gratuita, e estimular o livre acesso a todos.
• Os coordenadores das propostas aprovadas deverão reservar, em sua solicitação, recursos destinados ao custeio de passagens e diárias em encontro que ocorrerá em Brasília para avaliação, troca de experiências e discussão dos resultados obtidos.
• É obrigatório que os membros da equipe tenham seus currículos cadastrados na Plataforma Lattes. Essa exigência não se aplica a estudantes da educação básica ou comunidade em geral, que atuem como colaboradores ou voluntários.
• A equipe técnica poderá ser constituída por pesquisadores, professores, técnicos, coordenadores, estudantes, educadores, divulgadores, profissionais e mediadores de museus e centros de ciência. Outros profissionais poderão integrar a equipe na qualidade de colaboradores.
• As instituições indicadas como participantes e os membros da equipe deverão apresentar anuências formais escritas, as quais devem ser mantidas sob a guarda do Coordenador do projeto.

Veja mais detalhes na íntegra da Chamada.

(CNPq)