Paraíba sobe no ranking e é o 8º Estado com mais pedidos de patentes no Brasil

O Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) divulgou novo ranking dos Estados em relação a pedidos de patentes no Brasil, e a notícia não poderia ser melhor para a Paraíba: o Estado é agora o 8º na listagem nacional e o 2º lugar no Nordeste, atrás apenas de Pernambuco.

O Centro de Ciências e Tecnologia da UFCG tem participação direta nessa conquista. Além das pesquisas aqui desenvolvidas, recentemente foi criado também o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NITT), que vem dando o suporte técnico-jurídico para pesquisadores da Universidade em geral para fins de registros e patentes. Adicionalmente, foi criado ainda o Observatório de Inteligência Tecnológica (Obitec), sob coordenação do professor Nilton Silva, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química (UAEq-CCT/UFCG), com o objetivo de prover os serviços mais efetivamente no âmbito da comunidade paraibana.

SAIBA MAIS SOBRE O OBITEC

“O resultado é muito importante para nosso Estado, e também para Campina Grande. Esperamos seguir evoluindo, melhorando e aprendendo cada vez mais. Principalmente com o advento do Obitec, já que poderemos prover esse suporte, que antes se limitava ao aspecto interno da UFCG, agora à comunidade de uma forma geral”, comemorou Nilton.

As imagens abaixo podem ilustrar um pouco melhor os resultados.