V Escola de Verão de Refrigeração acontece em Florianópolis (SC), em fevereiro

O POLO – Laboratórios de Pesquisa em Refrigeração e Termofísica, do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está com um curso que pode interessar a estudantes do Centro de Ciências e Tecnologia. Trata-se da V Escola de Verão de Refrigeração, que acontecerá de 18 a 21 de fevereiro, em Florianópolis (SC). O tema do evento será “Pesquisa orientada à indústria: soluções inovadoras para o setor de refrigeração”.

O evento contará com palestras e mini-cursos, além de ser possível aos participantes apresentarem projetos próprios. Esses trabalhos deverão ser organizados na forma de um resumo estendido, em português ou inglês, com no mínimo 2 e no máximo 4 páginas. Serão aceitos aqueles em que pelo menos um dos autores seja estudante de graduação ou pós-graduação. Os melhores trabalhos serão premiados ao final.

Serão abordados assuntos relacionados aos campos da refrigeração, ventilação e do condicionamento de ar, visando um público constituído de profissionais e pesquisadores do setor e de estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia Mecânica e áreas afins:

• Condicionamento de ar
• Formação de gelo e geada
• Preservação de alimentos
• Refrigeração comercial
• Refrigeração doméstica
• Refrigeração industrial
• Refrigeração veicular
• Tecnologias de refrigeração não convencionais
• Trocadores de calor
• Ventilação

Para saber mais sobre a V Escola de Verão de Refrigeração, acesse o site oficial do evento.

SOBRE O POLO

O POLO Laboratórios é referência mundial em pesquisa, desenvolvimento e inovação em Refrigeração e Termofísica. Ao longo de mais de três décadas, o POLO estabeleceu uma tradição de parceria com o setor industrial, tornando-se o maior centro de pesquisa em refrigeração da América Latina e um dos maiores do mundo no seu nicho de atuação. Em suas instalações, que totalizam 3000 m², são realizadas pesquisas básicas e aplicadas para avançar o conhecimento e aprimorar o desempenho de componentes e sistemas de refrigeração e condicionamento de ar, sejam eles voltados ao setor doméstico, comercial, automotivo ou aeronáutico. As atividades são realizadas por um corpo técnico de excelência formado por professores, pesquisadores, engenheiros, técnicos e estudantes de doutorado, mestrado e de graduação que têm como missão fazer pesquisa orientada à indústria, trazendo soluções inovadoras para o setor da refrigeração.