UFCG terá primeiro laboratório 5G do Nordeste

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em parceria com as empresas de telecomunicações TIM e Nokia, irá implantar, na próxima quinta-feira, dia 17, o primeiro laboratório de 5G na Região Nordeste, o 5G Living Lab – Campina Grande. O lançamento acontecerá no VIRTUS – Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação da UFCG, localizado no Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo (CITTA), bairro de Bodocongó.

Como parte das atividades de lançamento e de modo a demonstrar o potencial da tecnologia, serão apresentadas soluções desenvolvidas pelo VIRTUS e o Laboratório de Sistemas Embarcados e Computação Pervasiva da UFCG (Lab. Embedded), além de aplicações de 5G providas pelas empresas de telecomunicações parceiras. A apresentação será realizada às 9h desta quinta-fera, dia 17, para a imprensa e, para convidados, às 15h30min.

Já na manhã do dia 18, acontecerá o Hack5, evento de imersão em 5G no formato de competição de ideias de aplicações que exaltem os benefícios dessa tecnologia disruptiva, voltado para alunos da UFCG. A disputa será realizada no Lab. Embedded, com a mentoria de pesquisadores do Laboratório, do VIRTUS e de equipes das empresas parceiras da iniciativa.

(Ascom UFCG)