UFCG realiza evento “Elas por Elas” neste Dia Internacional da Mulher

O Grupo de Mulheres nas Engenharias (do inglês, Women in Engineering – WIE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza nesta manhã o III Elas Por Elas, evento que tem o intuito de promover e fortalecer a atuação de mulheres na área de Ciências Exatas. O evento está acontecendo no auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, com palestras que vão até o meio dia aproximadamente.

A professora Gisele Pereira, da Universidade de Pernambuco (UPE), é a primeira a falar. Ela ministra a palestra “Todo dia é 8 de março”. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), com doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), a palestrante tem ampla experiência nas áreas de literatura e ensino; gêneros e sexualidade na arte, na cultura e na sociedade; e literatura de autoria feminina e de minorias étnicas e sexuais.

Na sequência, a premiada empresária Marcela Fujiy, franqueada da marca Kopenhagen na Paraíba, fará a palestra “Mulheres líderes e igualdade de gêrero”. Empreendedora nata, a palestrante falará um pouco sobre a gestão feminina e sua atuação à frente de um bem-sucedido e inovador modelo de negócios.

Na programação, o evento contará ainda com homenagens e um café da manhã fechando as atividades.

Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 2101.1230 ou e-mail wie.ufcg@ieee.org.

O IEEE

O IEEE Women in Engineering (WIE) é uma das maiores organizações internacionais dedicadas a estimular mulheres na área de engenharia e ciência além de inspirar meninas em todo o mundo a seguir seus interesses acadêmicos em uma carreira de Engenharia. O grupo, que também tem sua representação na Universidade Federal de Campina Grande, realiza reuniões mensais, além de eventos frequentes abordando os temas de atuação.

Na UFCG, o IEEE tem ramificações, que abrangem áreas mais técnicas, tais quais Eletrotécnica, Antenas e Eletrônicas de Potência.

Alguns de seus esforços são:

– Reconhecer as realizações ​​das mulheres na engenharia através de indicações aos prêmios IEEE;
– Organizar recepções em grandes conferências técnicas para melhorar a rede e promover a adesão ao WIE;
– Inserir mulheres em papéis de liderança no IEEE e no progresso de carreira para mulheres na profissão;
– Prestar assistência para a formação de novos Grupos de Afinidade WIE e apoiar atividades em andamento;
– Promover o avanço no grau de membro do IEEE para as mulheres para os graus de membro do Membro Sênior e Fellow;
– Facilitar o desenvolvimento de programas e atividades que promovam a entrada e retenção de mulheres em programas de engenharia.

Para saber mais, recomenda-se acessar a página do IEEE WIE UFCG no Facebook.