UFCG realiza evento ‘Abril Verde’, com palestras e mesa redonda, para discutir a Segurança no Trabalho

A Universidade Federal de Campina Grande realizou, na manhã desta quarta-feira (25/4), o evento “Abril Verde”, que tem como objetivo discutir temas relacionados à segurança no trabalho. A presidente da AEST-PB (regional da ANEST-Associação Nacional de Engenheiros de Segurança do Trabalho), Eng.ª Maria Aparecida Estrela, abriu as apresentações com a palestra “Responsabilidade técnica da segurança do trabalho na Engenharia”.

Esteve presente no evento o diretor do Centro de Ciências e Tecnologia, professor Ricardo Cabral, que participou da mesa de abertura na ocasião.

O MOVIMENTO

O Movimento Abril Verde, campanha apartidária, tem como objetivo colocar em pauta o tema da segurança e saúde do trabalhador brasileiro, com vistas à prevenção e redução do número de acidentes laborais.

A escolha do mês de abril se dá porque é celebrado no dia 7 o Dia Mundial da Saúde; e no dia 28, o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho, proposto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Já a cor verde foi escolhida por estar associada aos cursos da área de saúde. O símbolo do movimento é o laço verde.

DADOS

Segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho), divulgados em 2013, 2 milhões de pessoas morrem por ano por conta de doenças ocupacionais no mundo. Já o número de acidentes de trabalho fatais ao ano chegam a 321 mil. Neste panorama, a cada 15 segundos, um trabalhador morre por conta de uma doença relacionada ao trabalho.

Os dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) colocam o Brasil como 4º colocado no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. No Brasil, são quase 4 mil mortes anualmente em decorrência de acidentes de trabalho.