UFCG é a única do Norte/Nordeste classificada no Prêmio Tok&Stok de Design Universitário

A edição 2018 do Prêmio Tok&Stok de Design Universitário conta com uma participação significativa de estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Dos 20 trabalhos selecionados na primeira fase, três são de alunos da UFCG, única universidade do Norte e Nordeste entre as escolhidas e a segunda instituição com maior número de classificados. No total, foram inscritos 920 trabalhos de todo o país.

“Este resultado, mesmo sendo preliminar, mostra o quanto que o design desenvolvido na Paraíba, e em especial aqui, em Campina Grande, está em consonância com as exigências do mercado nacional”, comemora o professor Itamar Ferreira da Silva, que orientou os três alunos: Daniel Ferreira Alves (projeto Mesa Wave), Diego Lima do Nascimento (projeto Agregare) e Lucas Barros da Silva Mendes (projeto Cinese).

Segundo o professor, o trabalho que vem sendo realizado na Unidade Acadêmica de Design da UFCG busca, acima de tudo, uma formação de excelência, “para que nossos alunos possam atuar com competência como designers de produto. Pelo que está se apresentado, estamos indo no caminho certo”, destacou.

O Prêmio Tok&Stok de design Universitário, criado no ano de 2006, é voltado a estudantes de design de produto, arquitetura e design de interiores de todo o Brasil e propõe um desafio: a criação de um móvel ou sistema construtivo sob um tema específico.

Seu principal intuito é contribuir na formação dos jovens designers brasileiros, aproximando-os do mercado de trabalho e promovendo a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à realidade social, cultural e tecnológica do Brasil.

Como premiação, além da produção do protótipo, o primeiro colocado receberá R$ 10 mil; o segundo, R$ 7 mil, e o terceiro, R$ 4 mil. O competidor que receber Menção Honrosa ganhará um vale móvel no valor de R$ 500. A cerimônia de premiação acontecerá em maio de 2019.

(Ascom UFCG)