UFCG comemora 30 anos dos grupos PET da Universidade

Em comemoração aos 30 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a instituição promoverá, nesta terça-feira, dia 30, no Auditório do Centro de Extensão José Farias Nóbrega, campus sede, o evento “Educação Tutorial: Formação que Transforma Pessoas, Instituições e Comunidades”. A programação será realizada das 8h às 17h30min. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

O evento contará com palestras, mesas redondas e relatos de impactos na instituição e na comunidade. A programação ainda terá feira de serviços em diversas áreas, como Administração, Computação, Educação e Contabilidade, com minicursos e orientações à população oferecidos pelos grupos PET.

O tutor do PET-Computação e membro do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento do PET-UFCG, professor Marcelo Barros, destaca que o evento traz uma programação que vai além das fronteiras da UFCG.

“O evento tem dois objetivos: divulgar os resultados dos trabalhos dos 19 grupos PET-UFCG nessas três décadas de atividades de ensino, pesquisa e extensão, e integrar os grupos entre si e com as instituições parceiras da Universidade para aumentar ainda mais os impactos do Programa no ano que vem”, explica.

Durante a programação, haverá sorteio de brindes e aplicativos de Educação Tutorial.

Sobre o PET

Desenvolvido por grupos de estudantes de graduação com tutoria de um docente nas Instituições de Ensino Superior do Paísos grupos PET são orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da Educação Tutorial. Atualmente o PETUFCG é formado por 19 grupos em diversas áreas do conhecimento.

“A missão do PET é transformar alunos em cidadãos profissionais transformadores do mundo, capazes de usar o seu aprendizado no seucurso em soluções de problemas da região influenciada pela UFCG, enquanto desenvolvem habilidades como liderança, bondade, criatividade, sensibilidade para os grandes problemas sociais, respeito ao patrimônio público, dentre outras que caracterizam o exercício inteligente da cidadania”, destaca o professor Marcelo.

Confira abaixo a programação completa do evento:

– Hall do Centro de Extensão José Farias – 8h às 17h30min

Feira de Serviços de Educação Tutorial dos Grupos PETUFCG

– Auditório do Centro de Extensão José Farias

8h30min – Mesa Redonda “O PET de uma UFCG que Serve”
Prof. Vicemário Simões – “O PET e o PDIUFCG
Prof. Alarcon Agra – “PET e a Excelência da Graduação
Profa. Nadege Dantas – “PET e a Comunidade Externa
Prof. Manassés Agra – “PET e os Estágios e Programas
Prof. Osmundo Claudino – “PET e Campina Grande Inteligente
Prof. Elmano Cavalcanti – “PET e o Reconhecimento do Município
Aluno Matheus Araújo – PET e a Humanização da UFCG